Iniciativa serve para medir a satisfação e qualidade percebida dos serviços de telecomunicações no país.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai iniciar a sua pesquisa anual que mede a satisfação e qualidade percebida pelos usuários dos serviços de telecomunicações no Brasil. Desde 2015, esta será a sexta edição do estudo.
A pesquisa será realizada entre julho e novembro deste ano, por meio de entrevista por telefone. Serão avaliados os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.
O questionário inclui perguntas sobre os canais de atendimento oferecidos pelas empresas, funcionamento de serviços, capacidade de resolução de problemas, entre outros.
As informações coletadas permitirão criar índices nacionais e estaduais do desempenho das teles no país.
A Anatel salienta que durante a pesquisa não serão coletados dados pessoais, como numerações de documentos, códigos, senhas, e-mails, endereço, dados bancários ou outras informações cadastrais. A pesquisa sociodemográfica inclui apenas informações sobre local de residência, idade, renda aproximada e escolaridade.
Dessa forma, se alguém telefonar pedindo informações pessoais além do que é listado acima, é sinal que não se trata da pesquisa da Anatel. “Fique atento e não caia em golpes!” alerta a agência.
Ao todo, serão entrevistados 90 mil consumidores. Os telefones dos usuários serão sorteados aleatoriamente.
Os resultados da pesquisa realizada neste ano serão divulgados no primeiro trimestre de 2021.
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Na última pesquisa divulgada, em fevereiro de 2020, a Claro é a melhor avaliada nos serviços de telefonia móvel (pré e pós-pago) e também em TV por assinatura. Na banda larga fixa, a Unifique aparece no topo do ranking e, na telefonia fixa, a Sercomtel é o destaque.
Você pode conferir todos os resultados aqui: