Somente no primeiro semestre de 2020 foram realizadas quase 4 milhões de transferências entre operadoras.
Segundo dados acumulados entre 1° de setembro de 2008 e esta segunda-feira, 27, já foram realizadas 60,6 milhões de portabilidades numéricas na telefonia fixa e móvel no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade que administra esse serviço.
Deste total, 58,8% das portabilidades foram feitas na região Sudeste do país. A seguir, aparecem o Sul (19,3%), Nordeste (11,4%), Centro-Oeste (8,0%) e Norte (2,5%).
De acordo com a ABR Telecom, entre abril e junho deste ano, dos 1,43 milhão de trocas de operadoras, 20% foram feitas por usuários da telefonia fixa e 80% da telefonia móvel.
Somente no primeiro semestre deste ano, 3,58 milhões de migrações entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram efetivadas.
A portabilidade na telefonia começou a ser implantada gradativamente a partir de setembro de 2008, sendo disponibilizado em todo o território nacional em março de 2009.
Para realizar a portabilidade a entidade orienta que o usuário procure a operadora para onde ele deseja migrar e fazer a solicitação. É necessário comprovar a titularidade da linha telefônica, bem como informar o número do documento de identidade, endereço completo, código de acesso e o nome da operadora da onde está saindo.
VIU ISSO?
–> Portabilidade Numérica: como mudar de operadora e manter seu número?
–> Cliente aguarda dois meses por portabilidade
–> Operadora é condenada por não realizar portabilidade numérica
O processo de transferência demora em torno de três dias úteis, podendo o consumidor desistir do procedimento em até dois dias úteis após a solicitação de transferência.
Só é possível fazer a portabilidade de números do mesmo serviço, ou seja, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e no mesmo DDD.
Com informações de ABR Telecom e Monitor Mercantil.