Centro-Oeste, Sudeste e Sul são as regiões do país que mais perderam clientes.
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no mês de maio deste ano, a TV por assinatura perdeu 75,7 mil clientes, uma retração de 0,5% em relação ao mês anterior e 10,0% quando comparado com maio de 2019.
Atualmente, o Brasil conta com 15,2 milhões de acessos na TV Paga e uma densidade média de 21,9. Ou seja, a cada 100 domicílios, 21,9 deles têm acesso aos canais fechados.
As maiores densidades de assinantes estão no Distrito Federal (41,88), seguido de São Paulo (35,85), Rio de Janeiro (33,72) e Amazonas (24,90).
Na outra ponta, as menores densidades estão no Tocantins (6,38), Rondônia (6,98) e Paraíba (7,36).
No mês de maio, a região Centro-Oeste perdeu 7,2 mil clientes (-0,7%) em relação ao mês anterior, o Sul 17,0 mil (-0,7%) e o Sudeste 59,5 mil (-0,6%).
Já o Norte teve movimento positivo, acrescentando 2,8 mil clientes (+0,4%) e o Nordeste 5,1 mil (+0,3%).
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O maior pico de assinantes da TV Paga ocorreu em novembro de 2014, quando foi registrado 19,8 milhões de acessos. Desde junho de 2018, o número total de assinantes vem caindo mês a mês.
O número de acessos via satélite corresponde a 49,6% do total, cabo 43,8% e fibra óptica 6,6%.
A Claro mantém a liderança em participação de mercado (48,9%) seguido da SKY (29,9%), Oi (9,7%) e Vivo (8,3%).