Presidente do Banco Central está pronto para fazer a aprovação da novidade que vai movimentar o mercado financeiro.
A polêmica em torno do sistema de pagamentos do WhatsApp está próxima de ter um fim. De acordo com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, a operação no aplicativo deve ser aprovada o mais rápido possível.
Para quem não se recorda, a novidade foi anunciada pelo Facebook, empresa controladora do app, há algumas semanas.
O sistema funcionaria como uma espécie de carteira digital no popular “mensageiro” para smartphones. Usuários cadastrariam seus cartões de créditos e débito para fazer e receber transferências financeiras.
Empresas como Nubank e Cielo já estavam definidas como parceiras do WhatsApp na iniciativa, até que o Banco Central vetou por enxergar a prática como nociva para a concorrência.
A Cielo era a única empresa apresentada como adquirente do projeto e mesmo sem nenhuma exclusividade anunciada, o desenho possuía uma estrutura de custos que não incentivava outros adquirentes.
Agora, o WhatsApp já entrou com o pedido de aprovação e tem uma proposta mais inclusiva, para que outras empresas também sejam parceiras do sistema de pagamentos.
VIU ISSO?
–> WhatsApp vai derrubar a concorrência do Zoom?
–> Como será possível transferir dinheiro pelo WhatsApp?
–> WhatsApp promete retomar serviço financeiro no Brasil
Em live recente promovida pelo Itaú BBA, Roberto Campos Neto afirmou que uma posição de aprovar o mais rápido possível foi acertada.
Entretanto, é necessário reafirmar critérios sobre segurança de dados e competitividade. O executivo destaca que é preciso ter certeza de que é um sistema barato, eficiente, aberto e seguro para as pessoas.
Com informações de Reuters