Após a Highline do Brasil ter conseguido um contrato de exclusividade para negociar os ativos móveis da tele carioca, as concorrentes contra-atacaram.
Para alguns já era esperado, mas para outros foi surpreendente. Na noite desta segunda-feira, 27 de julho, a Telefônica (Vivo) (VIVT3 / VIVT4) comunicou ao mercado que fez uma nova proposta para adquirir a Oi Móvel (OIBR3 / OIBR4), juntamente com a TIM (TIMP3 / TIMP4) e Claro (BMV: AMXL).
As três formaram um consórcio para comprar a unidade móvel da operadora e pretendem fazer uma divisão que não seja nociva para a competitividade do mercado, caso contrário, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deve impor barreiras.
A nova proposta das três empresas é de R$ 16.500.000.000,00 (16 bilhões e 500 milhões de reais). Em comunicado, a companhia destaca que é um valor para assinar contratos de longo prazo para uso de infraestrutura do Grupo Oi.
“A oferta vinculante revisada foi submetida pelas partes acima indicadas, sendo sujeita a determinadas condições, especialmente a seleção das ofertantes como ”stalking horse” (“primeiro proponente”), com o direito de oferecer valor maior do que eventual proposta apresentada por terceiro (“right to top”) no processo competitivo de venda do negócio móvel do Grupo Oi.”, destacou a Telefônica.
Com essa estratégica movimentação, ao lado das concorrentes, a Telefônica reafirma seu interesse na Oi Móvel e destaca que o negócio contribui para o desenvolvimento da telefonia móvel do país.
O principalmente argumento utilizado pela empresa é a sua larga experiência em telecomunicações, além do profundo conhecimento no mercado brasileiro.
VIU
ISSO?
–> Oi
revela que Highline apresentou melhor proposta pela Oi Móvel
–> Algar
Telecom envia proposta pela Oi Móvel; ações da tele reagem
–> TIM,
Claro e Vivo devem fazer nova oferta pela Oi Móvel
É uma oferta que trará benefícios aos acionistas e atende necessidades financeiras do Grupo Oi, de acordo com o comunicado.
Já podemos imaginar qual será a reação do mercado financeiro amanhã, não é mesmo?
[ATUALIZAÇÃO – 28/07/2020 12h58]:
Em novo comunicado, a Oi confirmou o recebimento da nova proposta feita por TIM, Claro e Vivo, que está sujeita a condições normais em processos desta natureza.
Sobre o acordo de exclusividade para negociação feito com a Highline do Brasil, a companhia avalia as providências que pode e deve tomar em relação ao processo de alienação dos ativos móveis.
Com informações de Relações com Investidores Telefônica Brasil S.A. e TIM S.A.