Claro, Oi, SKY, TIM e Vivo terão que oferecer um canal mais efetivo para resolver problemas. Confira os novos números de atendimento.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de anunciar que a partir desta segunda-feira, 24, as maiores operadoras do Brasil terão que oferecer um canal de atendimento mais especializado e efetivo, por meio de ouvidorias.
A medida foi estabelecida através do Regulamento Geral de Direitos dos Consumidores e vale para a Claro, Oi, SKY, TIM e Vivo.
Na prática, os usuários que não conseguiram resolver uma determinada demanda em uma loja física, call center, aplicativo ou site, terão o direito de entrar em contato com uma ouvidoria para solucionar o problema.
O novo canal deverá ter um ouvidor designado e ligado diretamente à direção da empresa. Sua função será avaliar a qualidade do atendimento da operadora e enviar relatórios sobre suas atividades à Anatel.
As ouvidorias já existem em outros setores regulados, como os bancos ou empresas de distribuição de energia.
As operadoras de telefonia deverão criar o novo canal telefônico e ele deverá funcionar em dias úteis, entre as 8h e 18h. O número de contato deverá ser divulgado no site da empresa, além de ser informado sempre que perguntado pelo consumidor.
“As prestadoras precisarão melhorar seus processos e atender o consumidor com mais eficiência, ou correm o risco de sobrecarregarem suas ouvidorias, que são instâncias que serão monitoradas muito de perto pela Agência”, afirma a superintendente de relações com consumidores Elisa Leonel.
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Segue abaixo os números de contatos das ouvidorias das operadoras:
Claro: 0800 701 0180 (Serviços Residenciais) e 0800 0200 200 (Serviços Móveis)
Oi: 0800 031 7923
SKY: 0800 728 7160
TIM: 0800 882 0041
Vivo: 0800 775 1212
Com informações de Anatel.