Entretanto, instituição financeira impôs uma restrição para o novo sistema de pagamentos.
O Banco Central do Brasil (BC) autorizou a Visa a iniciar os testes com o sistema de pagamentos do WhatsApp. Entretanto, o “WhatsApp Pay” ainda não recebeu aval da instituição para realmente operar no país.
Nesta segunda-feira, 3, em nota emitida à imprensa, o Banco Central afirmou que não há impedimentos para a realização de testes solicitados pela Visa. Porém, os mesmos não podem envolver a realização de transações financeiras, com usuários movimentando qualquer valor em reais.
O BC considera os testes do novo sistema de pagamentos como um “importante avanço”, mas que eles não fazem parte do processo formal de análise dos pedidos das empresas para operar o serviço.
O Banco Central também afirma que ainda não houve manifestação sobre o pedido feito pela Mastercard, mas que ela deve ocorrer nos próximos dias.
Lançado em junho, o WhatsApp Pay foi suspenso poucos dias após pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em 30 de junho, o Cade voltou atrás e liberou o serviço. Já o Banco Central, ainda não emitiu a sua autorização.
VIU ISSO?
–> Sistema de pagamentos pelo WhatsApp avança na Índia
–> Pagamentos via WhatsApp vão ganhar ‘sinal verde’ nos próximos dias
–> Como será possível transferir dinheiro pelo WhatsApp?
“O BC pretende concluir essa análise o mais rápido possível, de modo a logo recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários”, diz a nota do Banco Central.
Com informações de Assessoria de Imprensa do Banco Central do Brasil.