Usuários tinham acesso ilegal a filmes e desenhos animados da gigante de mídia.
Na semana passada, a Disney conseguiu uma liminar no Supremo Tribunal de Deli, na Índia, que obriga os provedores de internet do país a bloquear 118 domínios IPTV que disponibilizam conteúdo pirata na internet.
No entendimento do juiz Rajiv Shakdher, a prática ilegal tem gerado “danos consideráveis” nos interesses comerciais da empresa de mídia.
“[Os réus dos sites piratas] são impedidos de qualquer maneira, hospedar, simplificar, reproduzir, distribuir, disponibilizar aos usuários e/ou comunicar ao público ou facilitar o mesmo em seus sites através da internet de qualquer maneira, qualquer trabalho cinematográfico, conteúdo ou programa em que os autores tenham direitos autorais”, determinou o juiz.
Os alvos da ação são as plataformas de streaming que disponibilizam filmes e desenhos animados que são propriedade da Disney. A decisão é dinâmica, o que significa que outros sites podem ser adicionados posteriormente à lista.
Nos últimos anos, os principais estúdios de Hollywood e outros detentores de direitos sobre obras audiovisuais têm usado a Justiça para bloquear sites ilegais ao redor mundo.
A tática utilizada pelas empresas de mídia é solicitar o bloqueio em massa, de vários sites ao mesmo tempo, impedindo que os usuários acessem plataformas alternativas.
Como uma mesma plataforma pode ter vários domínios, as empresas de mídia buscam eliminá-los todos eles rapidamente, evitando que ocorra um ressurgimento do serviço ilegal.
VIU ISSO?
–> Disney+ anuncia iniciativa inédita
–> Fãs culpam a Claro por possível atraso no lançamento do Disney+
–> Disney+ aguarda definição legislativa para estrear no Brasil
A Índia é considerada uma nação emergente no mercado do entretenimento.
Desde abril deste ano, o serviço de streaming Disney+ é ofertado no país, o que explica a ação da companhia de eliminar a “concorrência” de sites IPTV piratas.
Com informações de Torrent Freak.