Uso do aplicativo não desconta da franquia de dados do usuário.
Nesta quarta-feira, 19, o Google, em parceria com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo, lançou comercialmente o Rich Business Messaging (RBM), um novo serviço de mensagens para empresas, com o objetivo de concorrer diretamente com o WhatsApp. Também participam da iniciativa as fabricantes Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo.
Em 2017, uma parceria do Google com as operadoras e fabricantes já havia anunciado a iniciativa de lançar o Rich Communication Service (RCS) para substituir o serviço tradicional de SMS e se aproximar da experiência oferecida por aplicativos mensageiros atuais.
Com o RBM trafegando sobre o protocolo RCS, espera-se aprimorar a experiência de mensagens enviada pelas empresas, oferecendo uma comunicação mais personalizada e tornar a experiência do consumidor mais relevante.
A plataforma permitirá que os negócios criem mensagens com identidade visual da marca, enviem arquivos multimídia, além de QR Codes. O RBM também oferece ferramentas antifraudes, como selo de verificação para confirmar a autenticidade da empresa remetente.
O novo serviço também promete proteção contra spam do RCS, alertando usuários sobre números considerados suspeitos.
Durante o lançamento, as operadoras estão oferecendo até o final deste ano o uso de sessões do RBM para o Ministério da Saúde, sem custo, para que a pasta envie informações e orientações relacionadas ao combate da Covid-19.
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Para os usuários de celulares Android, que já possuem o aplicativo de mensagens nativo do Google, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações.
De acordo com o Google, o uso do app Mensagens para se comunicar por RCS, não desconta o tráfego de dados dos pacotes contratados pelos usuários.
Com informações de Google Brasil.