Especulação surge a partir do movimento da concorrência, que voltou a investir no segmento; qual será a reação da Claro?
Com base nos últimos meses, pode-se dizer que o pré-pago voltou a ser atrativo para a estratégia de negócios das operadoras. TIM e Vivo voltaram a investir no segmento, mas e a Claro? Vai comer poeira nessa briga?
Por meio de uma nova estratégia, a Vivo conquistou mais de 400 mil novos clientes no pré-pago em julho. No comparativo, as concorrentes registraram desconexões.
Nesse âmbito, a disputa com a TIM acirrou e logo em agosto, a prestadora da Telecom Itália reagiu e deu uma chacoalhada no segmento, a fim de tornar suas ofertas mais atrativas.
Surgiram até mesmo novidades como a parceria com o C6 Bank e o programa de fidelidade TIM + Vantagens, ambos oferecem boas recompensas para clientes pré.
A disputa entre as duas operadoras promoveu mudanças até mesmo no pós-pago, com os planos individuais. Enquanto a Vivo passou a cobrar R$ 130 por 16 GB, a TIM respondeu com um plano de 15 GB por R$ 110.
Agora, segundo o BTG Pactual, é hora de vermos uma reação por parte da Claro. Segundo o banco de investimentos, as ofertas da empresa estão menos atrativas do que as da TIM.
RELEMBRE OFERTAS:
–> TIM anuncia plano pré-pago de R$ 10
–> Vivo oferta pré-pago com 4GB por R$ 19,99
–> Claro oferta plano pré-pago mensal com 6GB por R$ 29,99
Para ter 1 GB por sete dias, por exemplo, o cliente pré-pago desembolsa R$ 10. Na TIM, é possível ter acesso a 1.4 GB por R$ 10 durante dez dias.
É importante destacar que a análise do BTG não considera a oferta de 2 GB por R$ 9,90 oferecida para determinadas regiões. Fato que o Minha Operadora considera relevante.
Mas, de fato, uma oferta limitada para algumas regiões é menos atrativa na disputa com as grandes operadoras, que costumam lançar as suas em todo território nacional.
Conforme destaca o banco, a Claro liderou as adições líquidas no pós-pago por sete trimestres, mas precisa dar o próximo passo para garantir a liderança.
Não somente no pré-pago, a operadora pode ter ofertas mais agressivas em outras modalidades.
O BTG destaca também que os planos da operadora não são mais tão favoráveis contra as novas estratégias da TIM no pós-pago de baixo valor e da Vivo nos planos do mesmo segmento, de alto valor.
Com informações de InfoMoney