Emissora de jornalismo pode golpear a Globo em negociação e surpreender ao incluir futebol em sua programação.
Uma notícia pegou muitos de surpresa nas últimas horas: a CNN Brasil negocia os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Uma disputa que certamente pode deixar a poderosa Globo para trás, que já teve perdas relacionadas ao esporte.
Atualmente, quem possui os direitos do Brasileirão é a programadora Turner, da WarnerMedia, responsável por canais como TNT, Warner Channel e outros.
O problema aqui surge a partir de um movimento da própria Globo, onde a emissora afirma que a Turner não pode exibir os jogos do campeonato por conta da sua ligação com a SKY.
Para melhor entendermos, ambas são comandadas pela poderosa operadora americana AT&T, que lutou para conseguir uma liberação legislativa da compra da WarnerMedia no Brasil durante anos.
E o argumento da Globo é justamente com base na diretriz da Lei do SeAC, que destaca o fato de que um grupo econômico não pode produzir, ao mesmo tempo em que distribui na TV por assinatura (caso da programadora Turner e SKY sob mesmo comando).
A saída será a CNN Brasil, licenciada da WarnerMedia. O canal jornalístico possui uma boa relação com a empresa “mãe”. Portanto, a negociação pode ser uma estratégia para que os negócios permaneçam com o grupo AT&T
VIU ISSO?
–> CNN Brasil despenca 19 posições no Ibope
–> CNN Brasil expande atuação para as rádios
–> CNN Brasil negocia fusão com rede nacional de TV
Mas, o que vão fazer com os direitos de um campeonato de futebol em uma emissora que com transmissão 24h de jornalismo?
Circula a ideia da criação do CNN Esportes, em médio prazo. Mas, o canal trabalha ainda com a proposta de incluir o futebol em sua programação.
Seria até uma forte estratégia para colocar a CNN Brasil no topo da lista de Ibope da TV por assinatura.
Com informações de Daniel Castro e Vinícius Andrade (Notícias da TV)