Anúncio é uma resposta ao pedido de Donald Trump para que empresas americanas se envolvessem mais com a tecnologia.
Nesta segunda-feira, 28, a Microsoft anunciou o lançamento de uma nova plataforma em nuvem que permitirá que operadoras implantem redes 5G mais rapidamente, otimizando custos e ganhando eficiência.
Recentemente, a Microsoft adquiriu a Affirmed Networks e a Metaswitch Networks, empresas especializadas em virtualização de redes de telecom.
A nova plataforma funciona a partir do Microsoft Azure, um serviço de computação em nuvem que oferece flexibilidade para que as empresas contratem serviços sob demanda e utilizem a inteligência artificial para automatizar as suas operações.
De acordo com Jason Zander, vice-presidente executivo da Microsoft Azure, a solução pode reduzir os custos das operadoras em até 40%.
“Esses recursos, combinados com o amplo ecossistema de desenvolvedores da Microsoft e os profundos programas de parceria business to business, fornecem à Microsoft uma capacidade única de oferecer suporte às operadoras enquanto elas buscam monetizar os recursos de suas redes”, afirmou o executivo.
A entrada da Microsoft no mercado de telecomunicações é uma resposta a um pedido do presidente Donald Trump para que empresas dos Estados Unidos se envolvessem mais com a oferta de produtos e serviços para as redes de quinta geração.
VIU ISSO?
–> 5G: 114 redes comerciais já estão em operação no mundo
–> Laboratório de pesquisa 5G da Huawei pega fogo na China
–> Pela primeira vez Bolsonaro sugere restrições no leilão do 5G
Atualmente, as maiores empresas do mercado 5G estão fora dos EUA.
A ideia é que a Microsoft faça frente às principais concorrentes do setor, como a sueca Ericsson, a finlandesa Nokia e, principalmente, a chinesa Huawei.
Com informações de Reuters e Assessoria de Imprensa Microsoft.