Página contará com notícias sobre o processo eleitoral checadas por uma coalizão de agências.
Nesta terça-feira, 29, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, assinou um acordo com as operadoras de telefonia móvel que prevê a navegação gratuita no site da Justiça Eleitoral
A assinatura do acordo ocorreu em uma cerimônia virtual, durante o Painel Telebrasil 2020, realizado pelo SindiTelebrasil, agora chamado Conexis Brasil Digital.
Os usuários da Vivo, TIM, Claro, Oi, Sercomtel e Algar Telecom poderão acessar gratuitamente ao site durante todo o pleito de 2020, sem consumir o pacote de dados, até 29 de novembro.
Além dos protocolos de segurança em torno da pandemia da Covid-19, o TSE está preocupado com o compartilhamento de fake news.
Para as eleições deste ano, a intenção da Justiça Eleitoral é publicar em sua página informações confiáveis sobre o processo eleitoral, evitando a disseminação de desinformação.
Para isso, o TSE está promovendo o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas Eleições 2020, que terá as notícias checadas por uma coalizão de agências.
O programa conta com apoio de mais de 50 parceiros, entre eles, empresas, associações e partidos políticos.
VIU ISSO?
–> Investimentos em telecom atingem R$ 14 bilhões no primeiro semestre
–> Operadoras passam a fazer parte do Cadastro Positivo
–> Operadoras vão disponibilizar ‘mapas de calor’ para governos
“Há um outro vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer não a saúde pública, mas a própria democracia. Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas”, disse Barroso em recente pronunciamento de rádio e TV.
Devido a pandemia, o primeiro turno das eleições de 2020 será realizado em 15 de novembro e o 2º turno em 29 de novembro.
Com informações de Assessoria de Imprensa SindiTelebrasil e Agência Brasil.