Problema levou 18 meses para ser resolvido e ocorreu no País de Gales; entenda a situação.
Durante mais de um ano, moradores de uma vila com 400 habitantes no País de Gales ficavam sem internet fixa pontualmente às 7h da manhã. A rede ficava lenta ou totalmente indisponível para os habitantes da região.
Para resolver o problema, uma investigação foi iniciada e durou longos 18 meses para entender qual era a raiz da questão que afetava toda uma comunidade.
Uma solução encontrada foi a troca dos cabos que atendiam o local, mas nem isso adiantou. Toda da operação foi feita e os diagnósticos não apresentavam problemas.
Mas, inquieto, um engenheiro local contatou a equipe da OpenReach, empresa que atua diretamente com as provedoras de banda larga no Reino Unido.
Com isso, iniciou-se uma investigação para verificar a possibilidade de um SHINE (Single High-Level Impulse Noise), fenômeno onde uma rede elétrica pode impactar no funcionamento da banda larga.
Dito e feito! Com um “analisador de espectro”, descobriram que a raiz do problema estava dentro de uma das casas na vila.
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A televisão antiga de um morador, quando ligada, emitia uma onda elétrica que gerava a interferência na conexão fixa dos moradores.
O televisor era ligado justamente às 7h da manhã, todos os dias. Horário me que ocorria o problema na região. O morador prontamente concordou em não utilizar mais o eletrônico.
Com informações de OpenReach