Rebaixamento é reflexo da homologação do novo aditamento ao plano de recuperação judicial da companhia. Entenda o motivo.
A agência de classificação de riscos Standard & Poors (S&P) anunciou a revisão do rating de crédito atribuído a Oi (OIBR3 / OIBR4), reduzindo a classificação de “CC” para “SD” em escala global e de “brCC” para “SD” em escala nacional.
Isso significa que a Oi teve sua nota de crédito rebaixada, uma espécie de “selo” que indica se uma companhia é boa pagadora.
A revisão do rating ocorre logo após a homologação pela Justiça do novo plano de aditamento ao Plano de Recuperação Judicial, aprovado em Assembleia Geral de Credores (AGC), em 8 de setembro passado.
O novo plano prevê o desconto de 55% sobre o valor das dívidas que a operadora tem com bancos e agências de crédito à exportação.
O tema enfrentou grande resistência dos bancos durante a AGC. Nas últimas semanas, recursos na Justiça tentaram anular a decisão da assembleia.
Tal desconto é visto pela agência como um descumprimento do plano de recuperação original, um tipo de “calote seletivo”.
VIU ISSO?
–> Oi anuncia plano de demissão em massa
–> Oi convoca acionistas para Assembleia Geral Extraordinária
–> Venda da Oi Móvel já está fechada, diz Rodrigo Abreu
No entanto, a S&P salientou que a avaliação é a “expressão de uma condição e não uma opinião prospectiva da probabilidade de inadimplência”.
A agência comunicou que fará uma nova avaliação do perfil de crédito da Oi nos próximos dias.
Com informações de Relação com Investidores da Oi e Valor Investe.