Ativação busca demonstrar a tecnologia para empresas e consumidores finais.
A Americanet acaba de anunciar o lançamento dos primeiros testes da tecnologia 5G, na cidade de Pindamonhangaba, no interior do estado de São Paulo.
A ativação ocorre em parceria com a finlandesa Nokia e teve autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A licença da Anatel permite utilizar durante a experimentação as faixas de 3,5 e 26 GHz.
Durante a tarde desta segunda-feira, 26, a Americanet fez uma apresentação da tecnologia e suas funcionalidades para empresas e consumidores finais.
Segundo a operadora, a cidade do interior paulista é considerada estratégica para o desenvolvimento do 5G e aplicação da rede em larga escala, após o leilão das frequências.
“Pindamonhangaba está localizada no Vale do Paraíba, uma região estratégica, do ponto de vista de logística e de negócios com alto poder de investimento, onde encontramos segmentos como o industrial, comércio e varejo, residencial e de segurança pública. Já estamos presentes na região e iremos fomentar o desenvolvimento de novos negócios com o incremento do 5G”, afirma Lincoln Oliveira, CEO da Americanet.
VIU ISSO?
–> Americanet inaugura nova loja no interior paulista
–> Americanet segue ampliando mercado para atender cliente residencial
–> Cidades do Vale do Paraíba ganham rede de fibra ótica da Americanet
Um dos equipamentos demonstrados pela Nokia é o roteador FastMile 5G, que oferece banda larga para residências e pequenas empresas, por meio da rede móvel de nova geração.
Instituições e empresas parcerias também desenvolveram aplicações para esta demonstração. A Universidade Federal de Campina Grande, por exemplo, utilizando a computação de borda e o 5G, apresentou um sistema de realidade aumentada e inferência automática aplicada à segurança pública.
A empresa Neo Vision exemplificou como a conexão de quinta geração pode ajudar na inspeção industrial com a ajuda de drones.
Já o SENAI-SP mostrou como a nova tecnologia pode ajudar na digitalização das indústrias.
A operadora anunciou que pretende implantar o 5G em 25 residências de Pindamonhangaba para experimentar a tecnologia por cerca de dois meses. O objetivo é estudar os benefícios, buscar melhorias e identificar oportunidades de negócio.
É válido ressaltar que essas demonstrações são apenas testes da nova tecnologia. Não se trata de uma rede móvel comercial operacional.
Com informações de Assessoria de Imprensa Americanet.