No entanto, apenas empresas terão que arcar com taxas pelas funcionalidades oferecidas no app; usuários comuns não serão afetados.
A notícia assusta, mas não é tão alarmante. O Facebook começará a cobrar pelo WhatsApp, mas somente para as empresas, que fazem o uso da versão “Business” do aplicativo.
Não será exatamente uma taxa para utilização do serviço. A oferta será de algumas ferramentas que exigirão o pagamento de um valor para serem exploradas.
Lojas e empresas poderão utilizar o WhatsApp para iniciar seus próprios negócios, vender, gerenciar estoques e até mesmo viabilizar uma transação diretamente pelo app.
Atualmente, a versão “empresarial” do aplicativo conta com aproximadamente 50 milhões de contas.
A decisão de começar a cobrar por algumas funcionalidades soa lógica no desempenho comercial do Facebook.
Afinal, apesar de o WhatsApp ser um “gigante” em número de usuários, não possui uma contribuição expressiva nos lucros.
VIU ISSO?
–> WhatsApp receberá em breve um novo recurso
–> Google e operadoras brasileiras lançam concorrente do WhatsApp
–> WhatsApp deixa de exibir status de usuários
Por além de ser oferecido de forma gratuita, não aceita publicidade. Portanto, a nova medida deve ser uma maneira de começar a extrair resultados do app.
Entretanto, para viabilizar todos esses projetos, a empresa ainda precisa aprovar o seu sistema de pagamentos com o Banco Central.
Novamente, é importante destacar que os usuários comuns não serão afetados. Os recursos devem ser cobrados para usuários do WhatsApp Business.
Ainda não há detalhes sobre quais serviços serão taxados e nem mesmo a média de valores.
Com informações de NEOFeed