AT&T, Verizon, Samsung, Nokia, Microsoft e outras estão entre as fundadoras da Next G Alliance, pela próxima geração da conectividade móvel.
A disputa entre China e Estados Unidos pela liderança no 5G já gera reflexos, ou melhor, um preparo para a próxima geração da conectividade móvel. Trata-se da Next G Alliance pelo 6G.
O lançamento foi anunciado pela Alliance for Telecommunications Industry Solutions (ATIS), órgão comercial que reúne 150 empresas atuantes em áreas como 5G, cidades digitais, Internet das Coisas e inteligência artificial.
É missão do órgão promover a liderança norte-americana no fornecimento do 6G.
As empresas fundadoras da iniciativa são AT&T, Bell Canada, Ciena, Ericsson, Facebook, InterDigital, JMA Wireless, Microsoft, Nokia, Qualcomm Technologies Inc., Samsung, TELUS, Telnyx, T-Mobile, UScellular e Verizon.
VIU ISSO?
–> 6G chega em 2028, diz Samsung
–> Com 5G atrasado, Brasil já estuda protocolo do 6G
–> Japão quer 6G em 2030
A ideia é concentrar em fabricação, padronização, P&D e preparação para o mercado.
Juntas, as empresas participantes da iniciativa querem traçar uma rota nacional para desenvolvimento do 6G, assim como incentivar políticas e financiamentos do governo para facilitar e liderar a comercialização da tecnologia.
“À medida que os países ao redor do mundo progridem em iniciativas ambiciosas de pesquisa e desenvolvimento do 6G, é fundamental que a indústria norte-americana avance para desenvolver um roteiro colaborativo para avançar sua posição como líder global na próxima década”, destaca Susan Miller, CEO da ATIS.
Com informações de Total Telecom