Pesquisa traz uma nova percepção para a disputa entre Globoplay e Netflix pelo mercado brasileiro; entenda.
Uma nova pesquisa sobre o mercado de streaming trouxe surpreendentes informações a respeito da performance de cada plataforma no mercado. O Globoplay, por exemplo, está com 20 milhões de usuários únicos.
Mas, é uma informação que não significa necessariamente que o serviço está à frente em número de assinantes. Por sinal, o streaming do Grupo Globo não divulga esse tipo de informação.
Nas assinaturas, a Netflix está na marca dos 17 milhões, enquanto o Amazon Prime Vídeo vem na sequência com 10 milhões.
Mundialmente, a pioneira do streaming acumula 190 milhões, contra 150 milhões do Amazon Prime Vídeo, 60,5 milhões do Disney+, 33 milhões do Apple TV+ e 4,1 milhões do HBO Max.
Já os resultados de uma análise recente de market share, publicada pelo aplicativo de curadoria de conteúdo JustWatch, revelam que o Globoplay possuía apenas 7% do mercado nacional contra 31% da Netflix e 24% do Prime Vídeo no segundo trimestre.
VIU ISSO?
–> Assinantes Globoplay perdem conteúdo após lançamento de novo pacote
–> Netflix Brasil já tem mais assinantes que TV paga, dizem analistas
–> Globoplay provoca Netflix nas redes sociais
É importante destacar que, conforme explica a assessoria de imprensa do Globoplay, a pesquisa mais recente, feita pela FGV, divulgou um número incorreto de assinantes. Os 20 milhões se referem aos usuários únicos, conforme será explicado mais adiante.
É o fator que provavelmente explica a divergência entre as duas pesquisas supracitadas.
De toda forma, para entender melhor a questão, entramos em contato com a equipe do JustWatch, a fim de mais detalhes sobre a medição realizada e dados atualizados. Se houver uma resposta, a publicação passará por atualizações.
Abaixo, os dados divulgados pelo site EXAME e coletados pela FGV, Research and Markets e Conviva:
Há quem acredite que o Globoplay teve um grande impulso com a inclusão mensal de novelas em seu catálogo, produto que ainda tem grande apelo com o público brasileiro.
Outro dado interessante revelado é que o aparelho mais usado para acesso ao streaming no Brasil é a Smart TV (40%), seguida pelo streaming box (22%) e smartphone (19%).
[ATUALIZAÇÃO – 08/10/2020 13h15]:
Em contato com o Minha Operadora, a assessoria de imprensa do Globoplay comunicou que a pesquisa divulgada pela EXAME trouxe um número incorreto. Os “20 milhões” citados são referentes aos usuários únicos, já expostos pela empresa anteriormente.
É comum que os serviços de streaming não revelem informações referentes a assinaturas, portanto, pesquisas são realizadas à parte com outros mecanismos de medição.
Em relação a quantidade de assinantes dos outros serviços, não há qualquer confirmação de que também houve uma troca, portanto, a informação segue mantida na matéria.
Para ficar melhor explicado: o número de usuários únicos normalmente diverge do de assinaturas por causa da quantidade de pessoas que podem acessar uma única conta.
O Globoplay possui também conteúdo aberto, assim como a transmissão da emissora para qualquer usuário, sem necessidade de vínculo. Portanto, são funcionalidades que também podem impactar no número de usuários únicos. Um usuário do serviço não é necessariamente um assinante.