Preparamos um guia com dicas e precauções para casos de perda ou roubo de smartphone; veja como recuperar o número do seu chip.
Perder ou ter um celular roubado representa um transtorno de grandes proporções para qualquer usuário de telefonia móvel no país. Além de ter o prejuízo com o item de valor (smartphone), há a preocupação em manter o mesmo número.
Por sinal, o problema pode ficar ainda maior se for uma linha utilizada para trabalho ou outros fins pessoais mais importantes, mas sempre há uma solução.
Dica 1: mantenha seus dados salvos com frequência
Recuperar o número é um alívio, mas nunca se esqueça que os dados presentes no seu aparelho podem ser perdidos de forma definitiva.
Informações como conversas em aplicativos de mensagens, contatos e outras podem não ser recuperadas se não houver uma precaução.
Portanto, sempre que possível, faça uma exportação dos seus contatos para o chip. O comando varia entre cada modelo de smartphone, mas normalmente basta acessar as configurações da agenda do celular e ir na opção de “Exportar para o chip”.
Em aplicativos de mensagem como o WhatsApp, mantenha a verificação em duas etapas e o “backup” frequente para poder recuperar seus dados pela nuvem.
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Dica 2: faça o bloqueio da linha
Não espere pelo pior! Se acontecer o infortúnio, ligue para a sua operadora e faça o bloqueio de imediato. Abaixo, disponibilizamos os números das principais teles:
- Oi: 1057
- Claro: 1052
- Vivo: 1058
- TIM: 1056
Há também a possibilidade de fazer um bloqueio pelo aplicativo disponibilizado pela prestadora para gestão da linha. Mas, não é confirmado que todas oferecem a funcionalidade.
Dica 3: solicite uma “reposição de chip”
Com tudo nos conformes, é hora de entrar em contato com a sua empresa de telefonia móvel e solicitar uma ‘reposição de chip’.
Na Oi, é necessário se encaminhar até uma loja da operadora e fazer a solicitação. Vivo e Claro adotam o mesmo procedimento.
Com a TIM, é possível solicitar também pelo telefone. A operadora dá um prazo de 15 dias para chegada do novo chip. Algumas marcas podem cobrar apenas pelo custo do produto.
Por último, basta inserir o item novo e baixar os dados salvos no seu dispositivo substituto.
Com informações de Claro, TIM, Vivo e Oi