Operadora se uniu com o Inatel e Telecom Infra Project (TIP) para testar e avaliar novas soluções de conectividade; saiba os detalhes.
A operadora TIM se juntou ao Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e o TIP (Telecom Infra Project) para trabalhar redes abertas no modelo Open Field.
Juntas, as entidades vão criar um ambiente de campo para realizar testes em redes privadas. Nesse caso, o campus do Inatel será o ambiente apropriado, já que vai permitir experimentos e avaliações em condições semelhantes à de uma rede comercial.
Ao lado dos parceiros, o Instituto quer se tornar uma referência no estudo de redes abertas, assim como na formação de mão de obra qualificada para o mercado de telecomunicações.
Serão testes de campo que estarão em busca de otimização de custos para ter mais conectividade.
VIU ISSO?
–> Reajuste do TIM Beta é finalmente oficializado
–> 5G DSS é marketing, ironiza CEO da TIM
–> Para CEO da TIM, ter só três operadoras é saudável para o Brasil
“Temos uma nova maneira de lidar com a tecnologia, desacoplando Hardware e Software e permitindo a integração de diferentes fabricantes em uma rede aberta (OpenRan), com empresas que têm tudo para tornar cada vez mais potente a indústria de software, incluindo oportunidades para provedores nacionais”, destaca Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.
O executivo espera que fabricantes de software, hardware, operadores, academia e toda a comunidade TIP se beneficiem com a iniciativa.
Afinal, é um ambiente frutífero para novas parcerias. Todo o ecossistema é fortalecido por meio da colaboração.
Capdeville destaca também que o projeto traduz a vontade de TIM em amadurecer o ecossistema aberto, incentivar a concorrência, além de estabelecer ambientes e iniciativas de desenvolvimento.
Com informações de Assessoria de Imprensa TIM