Novo produto da Claro ainda é bastante limitado para competir com outros equipamentos nos mesmos moldes; veja o nosso teste.
Recém-lançado no mercado, o Claro Box TV chegou após muita especulação e marca uma nova abordagem da operadora para “renovar” seu serviço de TV por assinatura.
A ideia é interessante, tem potencial para abocanhar o nicho de mercado das “Streaming Box” e ainda por cima oferecer um serviço de TV paga mais flexível e adaptado aos novos hábitos de consumo.
Mas, ao menos até o momento, a prática pode ser decepcionante e culminar em um produto excessivamente embrionário.
Abaixo, confira os prós e contras da análise feita pelo Minha Operadora:
Pró: Contratação barata e flexível para clientes
Quem ainda não dispõe de um televisor com acesso à internet em casa, tem aqui uma boa opção. Afinal, basta ter um aparelho com conectividade HDMI para utilizar.
Por apenas R$ 20 mensais, o Claro Box TV traz um menu “smart” e com acesso a aplicativos como Netflix e outros (que exigem com contratação vinculada).
Para embutir canais, é necessário pagar mais R$ 29,90 e totalizar R$ 49,90 pelo serviço.
A contratação tem flexibilidade, já que o aparelho pode ser transportado para qualquer lugar e não possui fidelidade.
Pró: Operação eficiente
Em pouco tempo de uso, uma interessante observação a ser feita é a eficiência da plataforma montada pela Claro.
A utilização é rápida, sem “engasgos” e intuitiva, apesar de alguns comandos confusos.
Os aplicativos também funcionam bem quando acessados, especialmente a Netflix. Há reprodução em 4K para televisores com suporte.
Pró: Acervo Claro Vídeo
Sem custo extra, qualquer assinante pode ter acesso ao catálogo do Claro Vídeo, que conta com muitas opções de filmes e séries.
Mas, há poucos títulos com dublagem disponível na reprodução. Prática que pode irritar alguns brasileiros.
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Contra: Limitação de canais
Quem contratar o Claro Box TV para ter uma opção barata e flexível de acesso aos canais TV paga ou abertos, terá uma decepção.
Na região que testamos (Rio de Janeiro), o recurso ainda é excessivamente embrionário. Dos mais famosos, apenas a Band está disponível entre os abertos.
Nada de Globo, Record, SBT ou outras, que normalmente são as mais requisitadas pelos usuários.
Os canais fechados também são poucos, mas há variedade entre filmes, esporte e documentários.
Contra: Alto custo para quem não é cliente da operadora
Quem não estiver na cartela de clientes da Claro precisa desembolsar R$ 250 para ter o produto. Um valor fora da realidade, se levarmos as limitações em consideração.
Por esse valor, foi possível adquirir um Fire TV Stick Lite, da Amazon, na Black Friday 2020. O dispositivo também transforma qualquer televisor com entrada HDMI em smart e traz uma gama maior de aplicativos.
É possível instalar serviços como Apple TV+, Disney+, Amazon Prime Vídeo, HBO Go, Starz Play, Globoplay e diversos outros.
Por mais R$ 50 nesse valor, há a possibilidade também de comprar uma Xiaomi Mi TV Stick, aparelho com a mesma função e sistema Android TV.
Já o serviço de TV paga semelhante, via aplicativo, pode ser contratado pelo Oi Play, que possui um aplicativo com mais facilidade de acesso, inclusive por uma streaming box com Android.
Contra: Ausência de aplicativos
Quem adquirir o Claro Box TV para aumentar a gama de apps da televisão, também vai se decepcionar. Para isso, há apenas a Netflix.
Os outros precisam de uma contratação vinculada ao serviço oferecido pela operadora. Ter o aparelho para acessar vários aplicativos, inclusive os que não estão disponíveis em alguns modelos de Smart TV, é inviável.
Análise final
O novo produto da Claro transita entre uma IPTV convencional e Streaming Box, mas não se firma em nenhum dos lados, já que ambos são excessivamente embrionários no serviço.
É um detalhe que dificulta a proposta de ter uma “identidade”, apesar de a ideia ser promissora para o mercado.
No mais, a tecnologia oferecida pela Claro e toda a usabilidade, fácil gestão, são também interessantes.
Canais disponíveis (Rio de Janeiro): Canal da Claro, Band, TV Cultura, G, MegaTV, Gospel, Polishop, Shoptime, L!KE, E!, FashionTV, Discovery TLC, arte1, Food Network, Discovery Home & Health, curta!, ESPN Extra, WooHoo, HGTV, DOG TV, Fish TV, Travel Box Brazil, ESPN Brasil, ESPN HD, ESPN 2, FOX Sports, FOX Sports 2, BAND Sports, CNN Brasil, RN, Band News, National Geographic, Discovery, Animal Planet, History, Discovery Turbo, Discovery Science, Smithsonian, NAT GEO Wild, Discovery Theather, Cartoon Network, NICK HD, Disney Channel, Discovery Kids, History 2, Discovery World, Disney XD, Disney Junior, NICK Jr., Boomerang, TV Rá Tim Bum, Tooncast, Baby TV, NAT GEO Kids, MTV, TV WA, Music Box Brazil, Trace Brazuca, FX, Sony Channel, Warner Channel, FOX Channel, MTV Live, VH1, AXN, TBS, Comedy Central, A&E, Discovery ID, Lifetime, TNT Series, FOX Life, AMC, Euro Channel, Film & Arts, TNT, Space, Cinemax, Prime Box Brazil, Paramount+, TCM, HBO, HBO 2, HBO +, HBO Family, HBO Signature, HBO Pop, HBO Mundi, HBO Xtreme, FOX Premium 1, FOX Premium 2, Terra Viva, Novo Tempo, Canal Rural, Agro+, Rede Vida, Canção Nova, Aparecida, BOA TV, TVe, TV5Monde, RaiItalia, BBC World News, Bloomberg Television, CNN, DW, Conmebol TV, Clima Tempo, TV Alerj, TV Justiça, TV Câmara, TV Brasil, TV Brasil 2, TV Senado, TV Escola, RIT e 21.