Primeiro teste ocorreu durante o primeiro turno das eleições municipais deste domingo. Confira o vídeo.
Neste último domingo, 15, durante o primeiro turno das eleições municipais de 2020, a Embratel (controlada pela Claro) fez o primeiro teste de um sistema de votação online.
O aplicativo de votação foi desenvolvido pela própria Embratel. A empresa foi uma das selecionadas por meio de edital de chamamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentar propostas de novas soluções tecnológicas, como parte do “Projeto Eleições do Futuro”.
O teste foi realizado em Curitiba/PR, com eleitores participando de uma eleição simulada, votando em candidatos hipotéticos.
De acordo com a Embratel, a tecnologia foi capaz de identificar o eleitor, por meio de um número de título fictício. Durante o experimento, o sistema contabilizou o voto e garantiu a segurança da informação utilizando criptografia.
Os resultados do teste serão apresentados ao TSE. A ideia é que a solução permita eleições mais disruptivas e econômicas.
“A Embratel acredita na importância de levar cada vez mais inovações e segurança às eleições. O Brasil possui um sistema muito seguro e reconhecido mundialmente. A iniciativa do TSE de buscar uma proposta ainda mais moderna comprova a intenção do País de se manter na vanguarda da inovação”, afirma Maria Teresa Lima, diretora executiva da Embratel para Governo.
VIU ISSO?
–> Embratel lança nova campanha publicitária para empresas
–> Embratel inaugura nova central de atendimento focada na IoT
–> Embratel mira no mercado de Internet das Coisas
O “Projeto Eleições do Futuro” é uma iniciativa do governo para realizar estudos e avaliações de tecnologias inovadoras para as futuras eleições brasileiras.
Abaixo você confere vídeo do teste do aplicativo de votação online realizado pela Embratel.
Com informações de Assessoria de Imprensa Embratel.