Iniciativas recentes da WarnerMedia foram interpretadas como um prelúdio da chegada do streaming no Brasil.
Na manhã desta terça-feira, 24 de novembro, o streaming HBO Max foi levado aos assuntos mais comentados do Twitter.
Tudo por causa da anunciada remoção das séries Friends, Riverdale e The 100 do catálogo da Netflix, três produções que são de propriedade da Warner Bros.
Fãs e usuários interpretaram a iniciativa como um prelúdio da chegada do streaming no Brasil, que vai reunir todas as produções do estúdio.
Desde o lançamento da plataforma, a única informação que temos é que a expansão internacional começará pela América Latina, a partir de 2021.
A empresa está com “passe livre” no Brasil desde que a Anatel aprovou a compra da Warner pela operadora americana AT&T no Brasil.
Era uma aquisição “empacada” desde 2016, já que esbarrava nas regras da Lei do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), que regula a TV por assinatura.
VIU ISSO?
–> Desejada por brasileiros, a AT&T é mesmo tudo o que dizem?
–> AT&T terá mais foco no streaming com o HBO Max
–> HBO Max pode chegar ao Brasil em 2021
O documento impede que uma empresa responsável por distribuição de conteúdo esteja no controle de uma companhia que produz.
No caso da AT&T, a gigante americana é dona da SKY no Brasil e teria total controle sobre as operações da WarnerMedia, que engloba diversos canais da TV por assinatura.
A lei se articula para que não exista nenhum tipo de discriminação da concorrência. Mas, o argumento utilizado para defender a aquisição foi que a Warner está sediada nos Estados Unidos.
As regras da legislação são destinadas para empresas brasileiras. No entanto, a competitividade segue protegida, graças a um compromisso firmado entre a americana e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Os brasileiros aguardam por novidades do HBO Max em dezembro.
Nos últimos dias, a WarnerMedia confirmou que fará um painel na CCXP Worlds, evento on-line, com a participação de várias divisões da companhia, no dia 6 de dezembro.
Veja a repercussão mencionada: