Agência brasileira ficou em primeiro lugar em concurso internacional que reconhece boas práticas de regulação do setor de telecomunicações.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ficou em primeiro lugar na categoria “qualidade de atendimento ao cliente” da premiação “Reconhecimento de Boas Práticas Regulatórias” do Foro Latino-americano de Entes Reguladores de Telecomunicações (Regulatel).
Segundo a agência, o reconhecimento do Regulatel foi motivado pelo aplicativo Anatel Consumidor, lançado em novembro do ano passado.
O app brasileiro concorreu com outras iniciativas de agências reguladoras da Colômbia, da Costa Rica, do México, do Paraguai, do Peru e da República Dominicana.
Os projetos concorrentes também tratavam sobre formas de digitalização e como usar reclamações de usuários para a tomada de decisões.
De acordo com Leonardo de Morais, presidente da agência, o Anatel Consumidor é uma ferramenta amigável e de fácil utilização, que permite que seus usuários avaliem a resposta das operadoras às suas reclamações.
A Agência “tem trabalhado incansavelmente para proporcionar à sociedade brasileira um atendimento compatível com a importância e o porte de nosso mercado. Atender de forma satisfatória um universo de mais de 200 milhões de consumidores não é uma tarefa simples”, afirmou Euler em discurso durante a XXIII Assembleia Plenária do Regulatel.
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Entre janeiro e julho de 2020, 61% do total reclamações de usuários eram realizadas por canais digitais da Anatel, com ênfase no app, que cresceu quase 100% nesse período.
Em 2013, quando o aplicativo começou a ser planejado, o call center da Anatel era responsável por 92,5% dos registros.
Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.