Entretanto, a instituição afirma que a utilização da nova forma de pagamento depende da adoção voluntária das operadoras.
O Banco Central emitiu comunicado na manhã desta quarta-feira, 16, anunciando que assinou um acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), atualmente Conexis Brasil Digital, para que o Pix seja utilizado para o pagamento de faturas de celular e recarga de linhas pré-paga móveis e fixas.
De acordo com a instituição, a adoção da nova forma de pagamento será gradual e de forma autônoma, voluntária e independente pelas operadoras.
“A parceria tem o objetivo de proporcionar o Pix como alternativa, melhorando a experiência de pagamento dos usuários e a gestão financeira dos recebimentos das empresas de telefonia móvel”, afirmou o Banco Central.
É válido ressaltar que antes mesmo do anúncio de hoje do Banco Central, algumas operadoras já estavam disponibilizando o pagamento de faturas e recargas por meio do Pix.
VIU ISSO?
–> Banco Central anuncia lançamento do PIX
–> Operadoras esperam economizar R$ 1 bilhão por ano com o PIX
–> Cliente TIM já pode fazer transferência instantânea pelo C6 Bank
A Vivo, por exemplo, liberou o uso do Pix nos planos pré-pagos, oferecendo 10GB de bônus na primeira recarga.
Na Claro, a plataforma de pagamentos do Banco Central está liberada para pagamento de faturas dos serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura, inicialmente para clientes da Grande São Paulo.
Já na TIM, por enquanto, só é possível fazer o pagamento de faturas dos planos controle e pós-pago. Quem utilizar o Pix por meio do C6 Bank ganha 4 GB de bônus.