Em períodos de oferta, como Black Friday e Semana do Consumidor, o volume de buscas por um WhatsApp de atendimento aumenta consideravelmente.
O WhatsApp conta mais de 2 bilhões de usuários, ocupando o 3º lugar de rede social mais utilizada no mundo, segundo dados divulgados pelo Facebook.
Tamanha a popularidade do app, de acordo com pesquisa publicada no Portal Terra, realizada em fevereiro de 2020, que entrevistou cerca de 2.072 brasileiros maiores de 16 anos que acessam a internet e possuem smartphones, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas.
Desses, 77% o fazem para tirar dúvidas ou solicitar informações; 65% usam o app para solicitar suporte técnico; 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos ou serviços.
Segundo outra informação sinalizada pelo Abri, site que organiza e divulga os principais canais de atendimento de empresas no Brasil, em alguns períodos como Black Friday, semana do consumidor ou outros que envolvem muitas empresas ao mesmo tempo, o volume de buscas por um WhatsApp de atendimento aumenta muito.
Ainda de acordo com a plataforma, na Black Friday de 2020, por exemplo, empresas como Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio e Mercado Livre tiveram as buscas de seus canais via WhatsApp acrescidas de 209%, 196%, 184% e 30%, respectivamente, em relação à semana anterior.
Por fim, a equipe do Abri afirma que cada vez mais as empresas vêm aderindo a esta forma de atendimento.
No setor de telefonia, por exemplo, desde meados de 2019 a Vivo já presta atendimento por este meio. Já a Claro passou a atender por WhatsApp no início de 2020.
Inicialmente, as empresas costumam oferecer apenas uma forma automatizada via assistente virtual, com respostas rápidas sobre status de pedidos, segunda via, etc. Depois, conforme demanda, passa a evoluir para atendimento humano ou que atende a mais demandas dos consumidores.
* Com informações de Abri e Terra.