Em posicionamento, streaming da TV Globo se comprometeu com inclusão e acessibilidade; entenda.
Nos últimos dias, leitores do Minha Operadora que fazem parte do grupo de pessoas com deficiência questionaram a falta de recursos no Globoplay.
Em mensagens, muitos demonstraram desejo em rever novelas clássicas, mas a ausência de uma audiodescrição, por exemplo, é uma barreira.
A fim de apurar a questão, entramos em contato diretamente com a assessoria de imprensa responsável pelo streaming da TV Globo.
Em nota, a empresa se demonstrou comprometida com inclusão e acessibilidade e diz que um primeiro passo foi dado.
VIU ISSO?
–> Globoplay não descarta mais parcerias internacionais
–> Globoplay anuncia novas séries e novelas para 2021
–> Globoplay, Pluto TV e Vivo Play ganham novos canais lineares
Trata-se da inclusão de legendas “closed-caption”, que já contempla as séries ‘As Five’, ‘Desalma’, ‘Tieta’, ‘A Divisão’, ‘Diário de um confinado’, ‘Em Nome de Deus’, ‘Sandy e Júnior: A História’, ‘Aruanas’, ‘Cada um no seu quadrado’, ‘Arcanjo Renegado’ e nos conteúdos catch up da emissora.
O recurso de audiodescrição faz parte do planejamento desde o ano passado e está previsto para as próximas ações do Globoplay.
Abaixo, confira a nota completa:
“A implementação do recurso da audiodescrição faz parte do planejamento do Globoplay que, desde o ano passado, vem tomando medidas para que todos os usuários da plataforma tenham a melhor e mais adequada experiência de consumo dos seus conteúdos, reforçando seu compromisso com a inclusão e acessibilidade. Um primeiro passo foi disponibilização da legenda closed caption, que está sendo incorporada progressivamente ao catálogo e já contempla diversos títulos, entre eles ‘As Five’, ‘Desalma’, ‘Tieta’, ‘A Divisão’, ‘Diário de um confinado’, ‘Em Nome de Deus’, ‘Sandy e Júnior: A História’, ‘Aruanas’, ‘Cada um no seu quadrado’, ‘Arcanjo Renegado’ e nos conteúdos catch up da TV Globo, possibilitando o consumo dos conteúdos por deficientes auditivos e do o acompanhamento da programação em ambientes com outras interferências sonoras. Tanto a ampliação do catálogo com este recurso quanto a disponibilização de legendas audiodescritivas estão previstas nas próximas ações da plataforma.”
Com informações de Assessoria de Imprensa Globoplay