Operadoras móveis virtuais já possuem mais de 1,6 milhão de usuários no país.
Neste mês de fevereiro, o Brasil contava com 54 operadoras móveis virtuais (MVNOs), sendo 10 autorizadas e 44 credenciadas.
As operadoras virtuais autorizadas são aquelas que prestam o serviço móvel, mas não possuem radiofrequências, operando por meio de compartilhamento de rede com as empresas de telefonia tradicionais. Neste caso, a MVNO se relaciona diretamente com a Anatel.
Já nas credenciadas, o relacionamento com a Anatel é feito pela habilitadora de rede virtual móvel (MVNE). A MVNO é uma revendedora dos planos da operadora proprietária da rede, sem muita autonomia na precificação.
Na categoria de MVNOs autorizadas, a Vivo e a TIM contam com quatro operadoras virtuais cada, e a Claro e a Algar Telecom com uma cada.
VIU ISSO?
–> Fluke lança novos planos com preços a partir de R$ 39,99 por 5GB
–> Veek expande operação para mais 17 DDDs
–> Banco Bmg lança oficialmente MVNO própria
A Americanet é a prestadora com maior número de MVNOs credenciadas (com 16 operadoras virtuais), seguido da Surf Telecom (11), Datora/Arquia (11), Vivo (3), Telecall (2) e Claro 1.
É válido destacar que uma das credenciadas da Surf Telecom, a Dry Company, lançou várias outras MVNOs, principalmente de clubes de futebol, mas que não entram na lista de total de operadoras virtuais.
Recentemente, foi lançada a “Fala Mangueira”, voltada para fãs do Carnaval, também pela Dry Company.
De acordo com levantamento do site Teleco, em 2020, o país contava com 1,6 milhão de usuários de celulares utilizando MVNOs, crescimento de 36% em relação ao ano anterior.
O site ressalta que neste total não estão os usuários das operadoras credenciadas da Vivo e da Claro.
Atualmente, cerca de 1% dos celulares ativos no Brasil utilizam MVNOs.
Nos Estados Unidos essa porcentagem é superior a 5% e pode chegar a 40% em países como Holanda e Alemanha.
Com informações de Teleco.