Companhia espanhola pretende transferir unidades para uma nova entidade que será gerenciada pela empresa de investimentos Asterion.
De acordo com fontes que não quiseram ser identificadas, a espanhola Telefónica (controladora da Vivo no Brasil) está negociando com a private equity Asterion Industrial Partners a gestão dos data centers da companhia.
A ideia é que a Telefónica transfira cerca de doze data centers da Europa e da América Latina para uma nova entidade, que terá a gestão da Asterion.
Em troca, a empresa espanhola receberia uma compensação financeira.
Segundo as fontes, as negociações estão avançadas e a operação deve ser anunciada em breve.
VIU ISSO?
–> Telefônica anuncia alienação da CyberCo Brasil
–> Dona da Vivo recebe aprovação para extinguir ações preferenciais
–> Dona da Vivo vende sua operação móvel na Costa Rica
Entretanto, eles dizem que a transação ainda corre o risco de não vingar.
Caso seja concretizado, o acordo seria o segundo firmado entre a Telefónica e a Asterion envolvendo data centers.
Em 2019, a empresa de investimentos comprou 11 centros em sete países por 550 milhões euros (R$ 3,6 bilhões na cotação atual).
O novo acordo ainda não teve o valor informado, mas é esperado que este seja menor do que a transação de 2019, uma vez que os data centers agora negociados possuem uma tecnologia mais antiga.
Além disso, a transação é mais um passo para a materialização da unidade de infraestrutura da Telefónica.
A empresa de telecomunicações espera vender a administração de ativos para parceiros, com o objetivo de reduzir custos de investimentos e diminuir dívidas.
Recentemente, a Telefónica anunciou uma parceria com a Allianz, para a criação de uma empresa de banda larga por fibra para o atacado, na Alemanha.
Com informações de Money Times.