Operadora italiana se junta a outras teles europeias para desenvolver e implantar redes móveis abertas de próxima geração.
Nesta sexta-feira, 5, a Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, anunciou que aderiu a uma iniciativa que visa desenvolver e implementar soluções abertas para redes móveis de nova geração.
Batizada de Open RAN (Open Radio Access Network), o projeto consiste em criar novas arquiteturas virtualizadas com interfaces abertas pode ajudar na implantação das futuras redes 5G e reduzir custos, algo que traz benefícios para empresas e também para consumidores.
Além disso, o Open RAN ajuda as operadoras de telefonia a fortalecer os padrões de segurança, melhorar o desempenho de rede e fornecer serviços digitais mais avançados.
O projeto foi lançado recentemente pelas operadoras europeias Deutsche Telekom, Orange, Vodafone e Telefónica, esta última proprietária da marca Vivo.
VIU ISSO?
–> Donas da TIM e Vivo integram consórcio para desenvolver o 6G
–> Controladora da TIM inaugura novo Ponto de Presença no Brasil
–> Dona da TIM bate recorde europeu de velocidade em uma rede 5G
A Telecom Italia vê a iniciativa como uma oportunidade para garantir que a Itália atue como uma liderança no fornecimento de tecnologias para a transformação digital na Europa.
“Isso reforça o compromisso individual da empresa no desenvolvimento de soluções inovadoras para a rede de ultrabanda móvel que, ao explorar a arquitetura aberta virtualizada, permite uma comunicação cada vez mais ágil, flexível, segura e funcional para a difusão dos serviços digitais 5G”, afirmou a companhia em comunicado.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia.