Região vivencia um “vislumbre” de como será a cobertura no futuro, na qual localidades serão 100% digitais.
Na Itália, a controladora da TIM Brasil já promoveu um vislumbre de como é o futuro previsto por empresários e especialistas do setor, com regiões 100% digitais.
Atualmente, a região de Apúlia já conta com um plano de cobertura ultrabanda larga que contemplou 99,4% das residências.
As conexões de 200 Mbps são conectadas por fibra até um ponto próximo da localidade, como por exemplo um poste. É a infraestrutura de FTTC.
Já as conexões com velocidade acima são atendidas por FTTH, fibra até a residência do cliente.
VIU ISSO?
–> TIM, Vivo, Claro e Oi terão 15 dias para explicar vazamentos
–> ‘Pré-pago é terra sem lei’, diz vendedor da TIM para cliente
–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros
No entanto, a região atinge um patamar 100% digital com a disponibilidade das conexões 4G e até mesmo 5G, esta última disponibiliza banda larga via rede móvel.
É a conectividade que atende os 0,6% dos domicílios restantes, não atendidos pela infraestrutura de ultrafibra óptica da operadora.
O desenvolvimento na Itália é muito semelhante do que é vislumbrado para o Brasil futuramente, após a resolução dos trâmites do leilão 5G.
Em Apúlia, obras de infraestrutura contemplaram 200 municípios com a instalação de fibra óptica. As que já existiam foram ampliadas.
A Telecom Itália já pretende, inclusive, sugerir o desligamento das redes de cobre para a agência reguladora do país. A ideia é ter uma migração completa para fibra.
Com informações de Valor Econômico