Vivo ainda mantém a liderança no mercado móvel. Diferentemente das rivais, Oi e TIM possuem mais clientes no pré do que no pós-pago.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro foi a operadora que mais apresentou adições líquidas de clientes na telefonia móvel em janeiro de 2021.
A operadora (incluindo a Nextel) registrou 903,2 mil novos acessos, totalizando 64,0 milhões de clientes.
Deste total, 56% dos clientes da Claro são do pós-pago e 43% do pré-pago.
Em segundo lugar, aparece a Vivo com 495,2 mil novos acessos em janeiro passado, somando no total 79,0 milhões de usuários, sendo 57% no pós-pago e 43% no pré-pago.
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A TIM aparece em terceiro, com 286,3 mil novas adições, alcançando 51,7 milhões de clientes.
Diferentemente das operadoras rivais acima, a TIM possui a maior parte de sua base utilizando planos pré-pago (57%), contra 43% no pós-pago.
Já a Oi, tinha em janeiro 36,8 milhões de usuários, adição de 186,6 mil novos acessos.
Assim como a TIM, a Oi também possui mais clientes no pré-pago (62%) do que no pós-pago (38%).
Números do mercado móvel
No mês de janeiro de 2021, o mercado de telefonia móvel contava com 235,4 milhões de linhas ativas, um aumento de 0,56% em relação ao mês anterior.
Deste total, 120,0 milhões são de acessos de usuários do pós-pago e 115,3 milhões do pré-pago, uma diferença de 4,7 milhões.
Atualmente, a densidade média da telefonia móvel no Brasil é de 97,9 acessos para cada 100 habitantes.
O Distrito Federal é a região que possui a maior densidade, com 126,31 acessos para cada 100 habitantes, seguido do estado de São Paulo (109,01), Santa Catarina (105,00) e Rio de Janeiro (103,91).
Por outro lado, o estado do Maranhão é o que apresenta a menor densidade, com 77,13 acessos por 100 habitantes.
No market share, a Vivo detém 33,58% do mercado móvel em janeiro passado, Claro 27,21%, TIM 21,97% e Oi 15,65%.
Com informações de Anatel.