No entanto, empresa registrou queda de receita em todas as regiões, exceto na China.
A empresa chinesa de equipamentos para redes de comunicação, Huawei, divulgou nesta quarta-feira, 31, seu relatório anual de 2020.
A companhia reconhece que seu desempenho desacelerou, mas que a operação nos negócios ficou dentro de suas previsões.
Ainda de acordo com o relatório, a receita de vendas da empresa no ano passado foi de US$ 136,7 bilhões, o que representa um aumento de 3,8%, se comparado a 2019.
Já o lucro líquido da companhia foi de US$ 9,196 bilhões, relevando que houve um crescimento de 3,2% em relação ao ano passado.
A gigante asiática registrou queda de suas receitas em todas as regiões, com exceção do seu país de origem, a China, onde o crescimento foi de 15,4%.
O pior desempenho da Huawei foi nas Américas, onde o declínio foi de 24,5%. Na sequência, aparecem a Europa, Oriente Médio e África, onde a empresa registrou queda de 12,2% e, em seguida, vem a Ásia, com 8,7%.
VIU ISSO?
–> Huawei ativa rede 5G no Brasil
–> Operadoras querem Huawei nas redes 5G do Brasil
–> EUA pretende financiar empresas concorrentes da Huawei
Essas quedas de faturamento aconteceram, principalmente, na divisão de equipamentos para os consumidores finais, como tabletes, computadores e celulares, que foram proibidos de rodar em aplicativos como Google, Youtube, Gmail, Maps e PlayStore.
Essa proibição está relacionada com o fato de a empresa chinesa estar sofrendo sanções dos Estados Unidos desde 2019 e sendo considerada uma potencial ameaça à segurança do país norte-americano.
Entre as restrições impostas pelos Estados Unidos está a proibição dos grupos estadunidenses negociarem com a Huawei, o que resultou no veto para aplicativos Google.
É importante destacar que a divisão de equipamentos para consumidores finais representa 54% do faturamento consolidado do grupo, seguido por infraestruturas de redes (34%) e tecnologia da informação (12%).
Presença da Huawei no 5G do Brasil
O diretor de Segurança Cibernética e Soluções da Huawei, Marcelo Motta, comemorou o fato de o governo brasileiro não ter vetado o atendimento às teles no sinal 5G, por parte de fornecedores de equipamentos.
Ele afirmou também que a empresa está pronta tanto para maiores investimentos quanto para atuar com as operadoras locais, levando em consideração as frequência atuais e as que ainda serão leiloadas.
O executivo prevê também uma possibilidade de atuação nos setores da agricultura, mineração, indústria, entre outros.
Com informações de Huawei e IstoÉ Dinheiro.