20/11/2024

Kantar Ibope vai medir audiência dos serviços de streaming

Agora, será possível saber quantas pessoas assistem a Netflix, Globoplay e Disney+.

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, a Kantar Ibope Media passará a medir neste ano a audiência das plataformas de streaming no Brasil, como Netflix, Globoplay, Disney+, Amazon Prime Video, entre outros.

Desde o final do ano passado, a empresa já media a audiência do mercado de streaming como um todo, o qual, segundo a Kantar, só perdia em números para a TV Globo.

Agora, serão levantados dados individualmente, de cada plataforma de streaming.

Ou seja, em breve será possível saber a audiência de cada serviço, incluindo detalhes, como qual a série mais assistida em cada plataforma, por exemplo.

VIU ISSO?

–> Netflix Brasil já tem mais assinantes que TV paga, dizem analistas

–> Streaming já é vice-líder de Ibope na TV aberta no Brasil

–> Netflix segue soberana frente ao Disney+

Atualmente, 6.600 domicílios, em 15 regiões metropolitanas do Brasil, utilizam o aparelho “peoplemeter”, da Kantar, para aferir a audiência na TV aberta e paga no Brasil.

Para o streaming, um novo aparelho de medição está sendo distribuído, o “focal meter”, que ficará conectado diretamente ao roteador, recolhendo informações sobre qual serviço, por quanto tempo, e quantas vezes os conteúdos sob demanda são acessados.

Inicialmente, 40% desses domicílios contarão com o novo aparelho.

Com a iniciativa, a empresa está se adaptando à evolução das novas mídias.

Apesar da novidade, as audiências da TV aberta e paga continuarão a ser medidas normalmente.

Como são selecionados os domicílios pela Kantar?

Para escolher as famílias que receberão o peoplemeter, a empresa se baseia em uma série de estudos, estatísticas e pesquisas, incluindo o Censo do IBGE e da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).

Também é levado em conta diferentes perfis socioeconômicos.

A escolha é impessoal e não permite que alguém se inscreva para participar das medições.

Além disso, o trabalho é praticamente voluntário, com a Kantar reembolsando um determinado valor da energia elétrica para compensar o uso da caixinha de medição.

As famílias selecionadas também devem se comprometer (em contrato) a não revelar para vizinhos (e jornalistas) que utilizam o peoplemeter.

Com informações de UOL.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários