Agora, será possível saber quantas pessoas assistem a Netflix, Globoplay e Disney+.
De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, a Kantar Ibope Media passará a medir neste ano a audiência das plataformas de streaming no Brasil, como Netflix, Globoplay, Disney+, Amazon Prime Video, entre outros.
Desde o final do ano passado, a empresa já media a audiência do mercado de streaming como um todo, o qual, segundo a Kantar, só perdia em números para a TV Globo.
Agora, serão levantados dados individualmente, de cada plataforma de streaming.
Ou seja, em breve será possível saber a audiência de cada serviço, incluindo detalhes, como qual a série mais assistida em cada plataforma, por exemplo.
VIU ISSO?
–> Netflix Brasil já tem mais assinantes que TV paga, dizem analistas
–> Streaming já é vice-líder de Ibope na TV aberta no Brasil
–> Netflix segue soberana frente ao Disney+
Atualmente, 6.600 domicílios, em 15 regiões metropolitanas do Brasil, utilizam o aparelho “peoplemeter”, da Kantar, para aferir a audiência na TV aberta e paga no Brasil.
Para o streaming, um novo aparelho de medição está sendo distribuído, o “focal meter”, que ficará conectado diretamente ao roteador, recolhendo informações sobre qual serviço, por quanto tempo, e quantas vezes os conteúdos sob demanda são acessados.
Inicialmente, 40% desses domicílios contarão com o novo aparelho.
Com a iniciativa, a empresa está se adaptando à evolução das novas mídias.
Apesar da novidade, as audiências da TV aberta e paga continuarão a ser medidas normalmente.
Como são selecionados os domicílios pela Kantar?
Para escolher as famílias que receberão o peoplemeter, a empresa se baseia em uma série de estudos, estatísticas e pesquisas, incluindo o Censo do IBGE e da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).
Também é levado em conta diferentes perfis socioeconômicos.
A escolha é impessoal e não permite que alguém se inscreva para participar das medições.
Além disso, o trabalho é praticamente voluntário, com a Kantar reembolsando um determinado valor da energia elétrica para compensar o uso da caixinha de medição.
As famílias selecionadas também devem se comprometer (em contrato) a não revelar para vizinhos (e jornalistas) que utilizam o peoplemeter.
Com informações de UOL.