Passageiros já podem utilizar 4G em estações subterrâneas, galerias e túneis do MetrôRio.
Os passageiros do MetrôRio, o serviço de trens metropolitanos da cidade do Rio de Janeiro, passarão a contar com a cobertura 4G da Claro, Oi, TIM e Vivo.
Quem utiliza o metrô entre as estações Uruguai e Largo do Machado já podem realizar ligações de voz e navegar na internet nas áreas subterrâneas, galerias e túneis, incluindo no interior dos trens.
A expectativa é que até o final do ano a rede móvel esteja disponível em todo o sistema de transporte das linhas 1, 2 e 4.
A implantação do projeto foi dividida em quatro fases, com as duas primeiras etapas já entregues.
VIU ISSO?
–> Metrô de SP culpa operadoras por falta de sinal em túneis
–> Linha 4 do metrô de São Paulo passa a oferecer Wi-Fi gratuito
–> TIM consegue vitória na Justiça em ação em São Paulo
Na terceira fase, que está atualmente em andamento, inclui as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório.
Neste trecho, a previsão é que a cobertura 4G esteja totalmente disponível até agosto de 2021.
Já na última etapa, são contempladas as estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.
Ao todo, serão lançados 30 km de cabos de fibra para garantir a melhor do sinal para os passageiros.
Os serviços são realizados durante a madrugada, por conta da complexidade do projeto e para não atrapalhar a operação do sistema metroviário ao longo do dia.
“Nosso objetivo, conjuntamente com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, é melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Sabemos que a conexão do celular é uma comodidade importante para todos que utilizam o transporte público”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
Atualmente, o MetrôRio conta com 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração.
Antes da pandemia da Covid-19, o metrô do Rio de Janeiro transportava uma média de mais de 800 mil passageiros por dia/útil.
Com informações de Tupi FM.