Eficiência energética para smartphones era uma das promessas para a rede de nova geração.
Na manhã deste domingo, 28 de fevereiro, a operadora americana Verizon publicou no Twitter uma recomendação para que usuários mudem a rede do 5G para o LTE (4G), como forma de economizar bateria do celular.
“Você está percebendo que a vida útil da bateria está se esgotando mais rápido do que o normal? Uma maneira de ajudar a conservar a vida útil da bateria é ligar o LTE. Basta ir para Celular> Opções de dados celulares> Voz e dados e tocar em LTE”, disse a mensagem da Verizon.
O tweet foi rapidamente deletado, mas não antes de gerar polêmica.
Tecnicamente, a mensagem da operadora é enganosa, uma vez que os novos celulares 5G mantêm o 4G ativado por padrão (como um backup), caso a rede de nova geração não esteja disponível.
Ou seja, mudar para o 4G é o mesmo que desligar o 5G.
VIU ISSO?
–> Motorola lança novo smartphone 5G no Brasil
–> WhatsApp vai bloquear mensagens de quem não aceitar novas regras
–> Deputado quer obrigar Apple a incluir carregador na caixa de iPhone
Entretanto, a operadora tentou ser cautelosa ao não dizer explicitamente que os usuários devem “desligar o 5G” para poupar energia dos celulares.
A mensagem é estranha, pois a Verizon tem anunciado “novos telefones 5G ultrarrápidos” e, agora, parece afirmar que eles têm problemas com consumo de bateria.
Vale ressaltar que uma das promessas da tecnologia 5G é que ela traria mudanças para oferecer maior eficiência energética para dispositivos móveis.
Ao que parece, isso pode ficar na promessa.
No ano passado, por exemplo, o CEO da chinesa Redmi, Lu Weibing, admitiu que as redes de quinta geração consomem 20% mais bateria dos smartphones do que o 4G.