Operadora registrou quase 28 mil usuários migrando para as empresas rivais.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi foi a operadora que mais perdeu clientes por meio da portabilidade na telefonia móvel no mês de fevereiro de 2021.
No período, a Oi perdeu 38.371 usuários para as operadoras rivais e recebeu 10.387 novas linhas com a portabilidade numérica.
Entre doados e recebidos, a Oi apresentou um saldo negativo de 27.984 clientes.
A Oi também foi a que mais perdeu clientes na telefonia fixa, perdendo 6.261 usuários (sendo 8.688 doados e 2.427 recebidos).
VIU ISSO?
–> Claro é a empresa que mais recebe linhas portadas de outras teles
–> ‘Pré-pago é terra sem lei’, diz vendedor da TIM para cliente
–> TIM e Claro terão que indenizar cliente por erro de portabilidade
Após a Oi, a TIM aparece em segundo lugar em perda de usuários por meio de portabilidade numérica na telefonia móvel.
Apesar da TIM ter perdido 51.989 linhas (maior índice no ranking) para a concorrência, a empresa recebeu 30.136 novos clientes, ficando com um saldo de -21.853.
Já a Claro e a Vivo apresentaram saldo positivo no mês passado.
No caso da Claro, a operadora ganhou 60.351 novos clientes móveis, doando 27.603 linhas e recebendo 87.954 novos usuários portados.
Enquanto a Vivo registrou um saldo de +4.242, com 41.583 usuários doados e 45.825 recebidos.
Operadora | Linhas Portadas | Linhas Recebidas | Saldo |
Oi | 38.371 | 10.387 | -27.984 |
TIM | 51.989 | 30.136 | -21.853 |
Vivo | 41.583 | 45.825 | 4.242 |
Claro | 27.603 | 87.954 | 60.351 |
Ao todo, o mercado de telefonia móvel registrou em fevereiro 177.563 portabilidades numéricas.
Desde 2008, já foram efetivadas 47,4 milhões de portabilidades na telefonia móvel.
Somente no ano de 2020, os consumidores realizaram 7,1 milhões de trocas de operadoras, o segundo maior pico já registrado.
Este montante perde apenas para o ano anterior, que teve 7,4 milhões de portabilidades.
No total, o índice de reclamações sobre problemas com portabilidade móvel soma 212.868 queixas.
Na telefonia móvel, os clientes podem mudar para uma nova operadora e manter o número atual, desde que ele esteja na mesma área de registro (DDD).
Com informações de Anatel.