Pela primeira vez, as transmissões via satélite deixam de ser a principal tecnologia de acesso da TV por assinatura.
Seguindo a tendência dos últimos anos, a TV por assinatura no Brasil continua a perder clientes.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em janeiro de 2021, o número de acessos no serviço caiu -1,24%, mais que o dobro do índice registrado em dezembro, que foi de -0,59%
No período de um ano, o mercado da TV paga no país retraiu -4,97%, passando de 15,4 milhões de usuários em janeiro de 2020, para 14,6 milhões de assinantes em janeiro deste ano.
Somente em janeiro passado, 183,3 mil contratos foram encerrados na TV por assinatura.
VIU ISSO?
–> Pirataria e impostos são os vilões da TV paga, diz especialista
–> ‘Nosso grande herói em audiência é a TV aberta’, diz CEO da Loading
–> Serviços de streaming possuem 1,1 bilhão de assinantes no mundo, diz MPA
Atualmente, a densidade média nacional da TV Paga é de 20,7 acessos para cada 100 habitantes.
No market share, as grandes operadoras dominam o setor.
A Claro mantém a liderança no mercado, com participação de 47,21%, seguido da SKY (30,43%) Oi (11,64%) e Vivo (8,47%).
As competitivas – formadas pelos pequenos provedores – somam apenas 2,23% de participação no mercado.
Entre dezembro de 2020 e janeiro deste ano, a SKY perdeu -1,32% da base de clientes, a Claro -1,09% e a Vivo -0,53%.
Somente a Oi apresentou saldo positivo, com adição de 12,0 mil novos clientes, variação de +0,71% no período.
Queda de assinantes na TV via satélite
Pela primeira vez, o número de acessos por meio de cabos metálicos ultrapassou os da transmissão via satélite.
Desde janeiro de 2012, a tecnologia “Direct To Home” (DTH) era líder no número de acessos na TV Paga.
Entretanto, o número de usuários da TV por assinatura via satélite começou a registrar uma forte queda no final do ano passado, passando de 7,4 milhões em novembro de 2020 para 5,8 milhões em janeiro de 2021.
Já o acesso por cabo coaxial apresentou uma leve queda no número de assinantes, mas, mesmo assim, conquistou a liderança na TV paga, com 6,1 milhões de acessos.
Segundo a Anatel, a TV por assinatura por fibra já possui 1,2 milhões de usuários.
Com informações de Anatel.