26/12/2024

TIM foi a operadora mais ágil no Consumidor.gov

Empresa se destaca no envio de respostas aos clientes; entre Claro, TIM, Vivo e Oi, conheça a mais reclamada e saiba outras informações.

Interface do Consumidor.gov
Imagem: Interface do Consumidor.gov

Desde que o Reclame Aqui foi deixado de lado pelas operadoras, o ‘Consumidor.gov’ se tornou uma solução prática para muitos consumidores resolverem seus problemas com as teles.

Nos últimos 30 dias, período que considera o mês de fevereiro na totalidade, a operadora mais reclamada foi a Vivo, com um total de 6.424 reclamações. Logo na sequência, a Claro se destaca com 5.758 queixas registradas no site.

A TIM teve 6.424, contra 4.486 da Oi. No entanto, esses não são os dados mais relevantes, a julgar pelo fator proporcionalidade.

Se formos observar pela ordem, é justamente a mesma do market share de cada prestadora. A Vivo na liderança no mercado, contra a Claro na vice e as outras na sequência.

VIU ISSO?

–> Operadoras conseguem mais tempo para responder reclamações

–> Usuários da TIM e Vivo relatam falha nos serviços

–> TIM pretende desligar torres recebidas da Oi

As duas primeiras mencionadas só invertem suas posições quando o assunto é banda larga e TV por assinatura, campo que a “operadora do sol” domina o mercado brasileiro. Portanto, é importante considerar o fator proporcionalidade na análise dos dados do Consumidor.gov.

TIM, a mais rápida nas respostas

Um dado interessante a ser levado em consideração é a velocidade na qual as operadoras respondem. Afinal, nenhum consumidor gosta que a empresa demore muitos dias para chegar com uma solução ou alternativa para o problema.

Nesse caso, a TIM se destaca com uma média 6,7 dias para responder os clientes que se manifestam pelo site. A Oi se destaca logo em seguida, com a média de 8,2 para a mesma categoria.

Vivo é a que mais soluciona problemas

Líder no número de reclamações, a Vivo é destaque no “índice de solução”, no qual registra uma média de 92,9% para todos os casos reclamados e resolvidos pela operadora.

É mais uma prova de que o fator “proporcionalidade” afeta diretamente o mês de fevereiro, no qual as operadoras com maior número de clientes são consequentemente mais reclamadas.

O grande destaque da análise mensal é mesmo a capacidade de todas para solucionar os problemas que afligem seus clientes.

Na sequência, a Claro também é destaque com uma média de 88,9%. TIM e Oi surgem na sequência com, respectivamente, 86,5% e 88,45%.

Todos os clientes são atendidos?

Por último e não menos importante, é necessário destacar que TIM, Claro e Vivo atingiram uma porcentagem de 100% no índice que mostra as reclamações respondidas.

A Oi soma uma média de 99,5%, um número positivo, porém em desvantagem contra as concorrentes.

Observação:

* Claro e Oi possuem mais de uma página no Consumidor.gov, correspondentes a mais de um serviço prestado pelas empresas. Nesse caso, foi feito uma soma dos números de cada serviço e calculado uma média.

Com informações de Consumidor.gov

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