Os primeiros testes serão realizados nas cidades mineiras de Ubá e Sete Lagoas.
A provedora de internet Vero, que tem como investidor o fundo Vinci Partners, assinou contrato com a Oi, na última quarta-feira, 17, e será a primeira empresa a utilizar a rede neutra da operadora.
O acordo foi concretizado após oito meses de negociações, e a Vero passa a ter o direito de utilizar a infraestrutura da rede nas cidades mineiras de Ubá e Sete lagoas.
Para isso, a empresa vai pagar à Oi uma taxa por cliente e ter o direito de ofertar o trecho final da rede para chegar ao usuário, além de toda a conectividade.
Com isso, a provedora de internet se torna o primeiro “player” da Oi e o primeiro da América Latina a utilizar uma rede neutra.
O objetivo da Vero com o uso da rede neutra é expandir ainda mais a empresa. Para isso, as cidades mineiras vão servir de testes para que a provedora analise em que medida o negócio foi benéfico, o que deve começar em abril.
VIU ISSO?
–> Regional Vero Internet compra Empire Telecom
–> Vero Internet contrata provedor internacional do Grupo TIM
–> Redes neutras: o que são e por que se tornaram estratégicas?
Caso fique satisfeita com os resultados, a empresa pretende realizar novas contratações e já trabalha com a possibilidade de acordos semelhantes com outras operadoras, como a TIM e a Vivo.
O presidente da Vero, Fabiano Ferreira, ressalta que a Oi possui uma rede de fibra de 400 quilômetros, o que significa uma grande oportunidade para a empresa expandir o seu negócio.
E essa expansão que Ferreira tanto enfatiza se daria através da rede neutra, aquisições e crescimento operacional.
É importante ressaltar também que a Vero aumentou o valor previsto para o seu plano de investimento entre os anos de 2019 e 2023.
Inicialmente, a empresa pretendia investir cerca de R$ 750 milhões, valor este que foi reajustado para mais de R$ 1 bilhão.
Vero Internet
A Vero é uma empresa provedora de internet, pertencente a Vinci Partners, e que conta com mais de 1.600 profissionais.
Atualmente, a empresa atua nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atendendo mais de 108 cidades e 307 mil clientes.
Com informações de Valor Econômico e Suno.