Segundo análise feita por uma empresa de segurança, malware se instala com facilidade no smartphone e envia informações confidenciais para outro servidor.
Alerta para os usuários do Android! De acordo com a empresa de segurança Zimperium, um novo malware está implantado no sistema e pode, com facilidade, roubar informações confidenciais como senhas, conversas, documentos e outras que ficam armazenadas no aparelho celular.
O disfarce seria uma suposta atualização de sistema, na qual o usuário é enviado para uma loja terceira, fora da Play Store, para fazer o download e aplicar. Depois que o procedimento é feito, o trojan consegue enviar dados confidenciais do smartphone para outro servidor, que é acessado por golpistas.
Há possibilidade de roubo de mensagens instantâneas, banco de dados, favoritos, histórico de navegação, documentos, gravar áudios e ligações, imagens, vídeos, localização, contatos telefônicos, senhas e até mesmo controle da câmera.
Portanto, criminosos podem ter o total controle de um smartphone, caso o usuário caía na cilada de permitir que o trojan malicioso se instale.
VIU ISSO?
–> Problema em atualização está por trás do travamento de apps do Android
–> Flagrante: veja como é aplicado um golpe de WhatsApp
–> Pensando no meio ambiente, empresa lança cartão SIM ecológico
O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular da atualidade, também não está imune ao malware, que pode facilmente ter acesso às mensagens pessoais das vítimas. Mas, a base dados só é invadida se o trojan conseguir acesso ao root do smartphone.
Se os golpistas não conseguirem fazer o root, ainda é possível roubar informações pessoais por meio do golpe malicioso, que se instala no Android. Até mesmo detalhes de conversas no app de mensagens.
Entretanto, o que pode tranquilizar muitos usuários é que o ‘app de espionagem’ necessita que o dono do smartphone vá até uma outra loja de aplicativos para instalar atualização.
Muitos usuários já são automaticamente orientados a não baixarem aplicativos fora da loja oficial do sistema operacional. Portanto, um alerta pode ser suficiente para evitar que as pessoas sofram com essa espionagem.
Com informações de Arstechnica