Empresa também deve seguir apostando no modelo de franquias chegando, inclusive, a estados fora da área de concessão.
A aquisição de rivais é uma das alternativas que vêm sendo estudadas pela Algar Telecom, que busca acelerar a expansão de suas redes de fibra óptica e ofertar internet banda larga para o interior do país.
Esse objetivo foi revelado pelo presidente da empresa, Jean Carlos Borges, em entrevista para o Estadão/Broadcast.
Segundo Borges, esse plano também pode ajudar a companhia a encarar uma concorrência cada vez maior no setor, principalmente com a vinda de novos investidores e a consolidação do mercado pelas empresas abertas.
Vale destacar que os provedores regionais, que há três anos correspondiam apenas a 26% do mercado, já conseguiram abocanhar 41% da fatia relacionada ao setor de banda larga.
O presidente da Algar Telecom disse enxergar isso com bons olhos, já que elas se tornam mais uma alternativa para os clientes, com serviços semelhantes ao dos grandes centros.
No entanto, o fato de haver muitas empresas de pequeno porte, além de regiões não atendidas, abre espaço para investimentos no crescimento orgânico das redes e nas consolidações de mercado.
VIU ISSO?
–> Algar Telecom pretende investir R$ 568 milhões ao longo de 2021
–> Algar Telecom aumenta catálogo para clientes empresariais
–> Algar Telecom anuncia novo projeto de atendimento digital
Ainda de acordo com o presidente da Algar Telecom, existe um vácuo de ofertas no interior do país, assim como de opções que possam se consolidar nesses lugares, o que vem sendo observado por muitos operadores e fundos de private equity, que investem de forma privada em empresas com potencial de crescimento.
Vale destacar que em 2019, a Algar Telecom comprou a Smart Telecomunicações, com o objetivo de expandir sua fibra óptica para a grande Recife e o interior de Pernambuco. A empresa ainda incorporou a Cemig Telecom, em 2018, e a Optitel Redes em 2015.
Os recursos para as próximas aquisições da empresa devem vir de tomada de dívida, e podem vir acrescidos ainda de um aporte de sócios, dependendo do valor.
Franquias
A Algar Telecom também pretende expandir sua fibra óptica por meio de franquias, que é quando o franqueado implementa a rede e fornece equipe técnica, instalação e manutenção de serviços, enquanto a empresa entraria com o suporte especializado no ramo.
Através desse modelo de negócio, a Algar Telecom já expandiu sua rede de fibra para 1,3 mil quilômetros e está implementando outros 300 quilômetros.
Com isso, a empresa passou a atender 57 municípios de pequeno porte, muitos eles com cerca de 20 mil habitantes, o que não aconteceria sem o modelo de franquias, por causa da falta de escala.
A empresa planeja ainda expandir o modelo por todo o país, abarcando estados fora da área de concessão. Testes já estão sendo realizados nas cidades de São José do Rio Preto, Sorocaba e São Carlos, localizadas no interior de São Paulo.
Com informações de Estadão.