Utilizamos termos muito técnicos para falar de Telecom? Bateu a dúvida? Preparamos um pequeno dicionário para esclarecer algumas palavras da área.
Frequência, espectro, ADSL, FTTH… alguns termos que rodeiam a área de telecomunicações podem soar realmente confusos ou difíceis de ter uma rápida compreensão.
No entanto, todos eles são de extrema importância para quem acompanha e quer entender as principais atualizações do setor.
Mas não apenas com quem tem essa finalidade. Entender alguns termos pode facilitar o diálogo com qualquer empresa contratada para prover serviços.
Afinal, quem demonstra um maior conhecimento sobre o tema tem menos chances de passar por problemas típicos do setor.
VIU ISSO?
–> Retrospectiva 2020: os destaques das Telecomunicações
–> Telefonia móvel completa 30 anos no Brasil
–> Ministro das Comunicações convence operadoras sobre o 5G
Entre eles, citamos práticas abusivas de vendas, contratações sem a devida compreensão da tecnologia viabilizadora e outros problemas.
Abaixo, preparamos uma lista básica que vão ajudar nas questões supracitadas, assim como no acompanhamento de algumas pautas publicadas aqui no Minha Operadora:
Glossário
Internet banda larga:
ADSL: (Asymetric Digital Subscriber Line – Linha de Assinante Digital Assimétrica) Solução adotada para prover conexões entre 8 e 24 Mbps (no 2/2+) por meio de fios telefônicos.
xDSL: (Digital Subscriber Line – Linha Digital Assistente) Tecnologia de transmissão de dados por meio de fios de cobre. A velocidade varia de acordo com o sistema utilizado.
Wireless: Na tradução, remete a “Sem fio”. Rede de comunicações/internet que dispensa cabos.
Fibra óptica: Fios vítreos com transmissão de sinais luminosos. São responsáveis por conexões na velocidade da luz. Atualmente, existe a fibra multimodo, com vários sinais para propagar e a monomodo, com apenas um.
Hertz: Unidade de medida utilizada para definir a quantidade de ciclos por segundo.
Banda: Medida da capacidade de transmissão de uma determinada rede ou outro meio.
Banda Larga (ou Broadband): Banda para suportar frequências largas, ou seja, grandes o bastante para sinais com altas velocidades. Qualquer sistema que permite uma entrega multisserviço pode ser chamado assim. Exemplos: TV por assinatura e xDSL.
Downstream: Fluxo de dados enviado diretamente do provedor para o dispositivo de uso do consumidor.
FTTC: (Fiber-to-the-Curb / Fibra ERaté o meio-fio) Tecnologia de fibra óptica enviada até a calçada/rua do usuário, que viabiliza conexão por cabo coaxial até a residência.
FTTH: (Fiber-to-the-Home / Fibra até a casa) Cabeamento de fibra óptica via banda larga, com instalação direta na casa do cliente. Responsável por uma conexão mais estável e de maior qualidade.
IP: Protocolo de internet, conjunto que atribui um endereço de identificação para cada computador.
Mbps: Megabits por segundo. Medida comum para a velocidade de transmissão de dados atual.
Gbps: Gigabits por segundo. Evolução dos megabits. Se mega equivale a quantidades de milhão, os gigas remetem ao bilhão na medida de velocidade de uma conexão.
VPN: Rede Virtual Privada, normalmente construída como uma ponte de ligação entre diferentes dispositivos na internet, protegendo as informações deles. Pode viabilizar até mesmo uma navegação anônima.
VLAN: Rede de Área Local, permite a união de usuários dentro de uma mesma rede, porém geograficamente distantes.
TV por assinatura e Streaming:
IPTV: Transmissão de sinais televisivos via redes IP. Qualquer sistema com canais em transmissão ao vivo pela internet.
Analógico: Onda contínua de sinal que varia em função do tempo, mais sensível a oscilação, por trafegar em uma frequência grande.
Digital: Faixa de frequência que varia de 0 a 10, com mais precisão, menos custos e pouco tempo de processamento para resultar em boa qualidade.
Vídeo sob demanda: Conceito em que o usuário assiste um conteúdo gravado em servidor, de acordo com a sua própria solicitação. Modelo de negócio da Netflix e outros.
Streaming: Em definição simples, é a transmissão de dados pela internet.
Set-top-box: Dispositivo para conectar televisor e a rede de TV por assinatura. Também é utilizado para conversão de sinal ou como “streaming box”.
Streaming box: Dispositivo com conexão via cabo ou Wi-Fi que transforma qualquer televisor em Smart pela conexão por um cabo HDMI.
Telefonia móvel e fixa:
3G: Terceira geração dos padrões e tecnologia de rede móvel, com velocidades de até 2 Mbps.
4G: Sucessor do 3G, baseado totalmente em IP, ou seja, permite uma total convergência redes de cabo sem fio e computadores. Pode chegar em 100 Mbps.
5G: Quinta geração da conexão móvel, com um melhor aproveitamento do espectro de rádio e possibilidade de conectar mais de 1 milhão de aparelhos por metro quadrado. Pode alcançar velocidades acima de 1 Gbps.
Frequência: Transportadas a partir de ondas eletromagnéticas para promover a comunicação em vários tipos de dispositivos.
Espectro de Radiofrequências: Bem público, de fruição limitada, administrado pela Anatel. Pode ser utilizado para transmissão de vários sinais em uma mesma faixa.
Bluetooth: Tecnologia que conecta aparelhos sem fio por meio de ondas de rádio e permite a comunicação entre eles.
Cabo submarino: Cabo telefônico especial, provido de proteção própria para a instalação em rios, canais, baías e oceanos.
Cabo tronco: Exclusivo para unir duas estações telefônicas.
Dual band: Aparelho celular com operação nas frequências de 800 e 1.900 MHz.
Dual mode: Celular que opera na rede analógica e digital.
ERB: (Estação Radio Base) Equipamentos que se conectam com telefones móveis por meio de ondas de rádio.
GSM: Sistema Global de Comunicação Mobile, tecnologia europeia para comunicação sem fio, com sinal e canal de voz digital.
GPRS: Serviços Gerais de Pacote por Rádio, visto como uma evolução do GSM, ou seja, uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes.
GPS: (Sistema de Posicionamento Global) Sistema que se baseia nos sinais de satélite para transmitir localizações geográficas.
Roaming: Serviço em que os usuários podem utilizar seus aparelhos celulares fora da área de cobertura, em outra cidade ou estado.
Roaming automático: Sistema no qual consumidores podem viajar de uma cidade para a outra, sem comunicar a operadora ou fazer qualquer procedimento para utilizar o roaming.
Com informações de WorkNets, Anatel, Teleco e Conexis Brasil Digital