Usuários têm reclamado de problemas no uso do serviço de streaming, principalmente durante a exibição do BBB21.
Nesta quarta-feira, 7 de abril, o Grupo Globo e a Google anunciaram uma parceria estratégica que pode colocar fim aos recentes casos de travamento, falhas e instabilidades no aplicativo do Globoplay.
Desde a estreia da edição atual do Big Brother Brasil (BBB21), usuários têm reclamado de problemas não apenas na exibição do reality show, mas também em outros conteúdos sob demanda e ao vivo do aplicativo streaming.
Somente em fevereiro, o Globoplay atingiu a marca de 200 milhões de horas consumidas, sendo um terço registrado em conteúdos relacionados ao BBB21.
A cooperação entre Globo e Google ocorrerá em, pelo menos, três frentes, sendo elas: a otimização de processos de produção e distribuição de conteúdos; a digitalização da infraestrutura dos produtos digitais; além de criar uma aplicação do Globoplay para a Android TV, um sistema utilizado em algumas Smart TVs.
VIU ISSO?
–> Globoplay terá estreia de 16 novos títulos no mês de abril de 2021
–> Globo e Netflix desmentem suposta ‘união’ no mercado
–> Globoplay cai durante revelação de ‘paredão falso’ do BBB21
Inicialmente, 100% do data center da emissora será transportado para a nuvem do Google, a Google Cloud, incluindo a operação do Globoplay, permitindo assim maior poder computacional.
A Globo também pretende digitalizar e armazenar na nuvem o acervo de novelas, transmissões esportivas e programas jornalísticos.
“Essa parceria nos dá um acesso privilegiado a um conjunto de competências do Google Cloud. A maneira certa de operar nesse ambiente digital é estar junto a um parceiro relevante, capaz de nos apoiar nessa jornada de crescimento”, afirma Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo.
Segundo a Google, a parceria entre as duas empresas também envolve encontrar maneiras de monetizar os serviços do conglomerado de mídia, enquanto a Globo passa pelo processo de transformação digital.
“Não é apenas um acordo de fornecimento de tecnologia, mas sim uma cooperação de inovação. Vamos trabalhar juntos, durante sete anos, para gerar novos projetos e levar novas soluções ao mercado”, explica Eduardo Lopez, presidente do Google Cloud na América Latina.
Com informações de Forbes.