Brasileiro de 27 anos foi responsável pela criação e anunciou a novidade no Instagram; entenda como vai funcionar.
Após a morte do jogador de futebol George Floyd, nos Estados Unidos, vítima da truculência policial, os debates acerca do tema se intensificaram ainda mais.
Ferramentas para relatos e proteção também começaram a ser pensadas. Uma delas é o atalho exclusivo para a Siri, inteligência artificial da Apple, criado por um brasileiro de 27 anos.
Em sua conta do Instagram, o engenheiro de software anunciou a novidade.
Ao descrever o lançamento, Bruno Dombidau relata que se inspirou em um artigo do site Business Insider.
VIU ISSO?
–> Samsung e Apple podem voltar a oferecer carregadores no Brasil
–> 5 Lançamentos divulgados pela Apple nesta terça
–> Variante do iPhone 12 fiasca; Apple reduz produção
Mas, engana-se quem pensa que se tratava de uma matéria justamente sobre o tema.
Era apenas um guia sobre como utilizar atalhos no iOS, sistema operacional do iPhone, da Apple, para registrar interações com a polícia no trânsito.
Ao entender o recurso, surgiu a ideia de adaptar para a realidade do Brasil, onde a polícia pode ser ainda mais truculenta.
Com o atalho, os usuários do iPhone vão poder automatizar o comando “Ei Siri, tô tomando um enquadro”.
Quando for necessário ativá-lo, a localização do usuário será compartilhada com um contato de confiança e a câmera frontal começará a gravar um vídeo.
O arquivo também será encaminhado para a pessoa listada como “de confiança”.
Já o iPhone entrará também, automaticamente, em modo “Não Perturbe”, terá volume diminuído para zero e brilho colocado no mínimo.
Para auxiliar os interessados, o engenheiro criou uma página no Medium, na qual todos os usuários poderão acessar e conferir os passos para instalar o atalho.
Na rede social, usuários aproveitaram para interagir com o criador e pedir para outras questões, como por exemplo um assédio.
Com informações de Tilt (UOL)