Dashboard vai trazer informações atualizadas sobre o sinal de telefonia celular no Brasil, inclusive nas estradas. Confira o vídeo.
Nesta segunda-feira, 3 de maio, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o “Painel Cobertura Móvel”, uma ferramenta que permite consultar as regiões que são cobertas por sinais de telefonia e banda larga móvel.
Por meio de mapas interativos, é possível verificar a existência do sinal 3G ou 4G na residência do consumidor, e nas localidades que ele circula, como escola, faculdade ou trabalho.
O recurso está disponível para todas as regiões do Brasil, inclusive indicando as estradas e rodovias cobertas.
Também é possível filtrar as informações por operadora, município e localidade.
VEJA TAMBÉM:
–> Anatel pretende lançar em breve o projeto ‘Espectro Brasil’
–> Anatel vai construir memorial das telecomunicações
–> Anatel multou operadoras em R$ 8,2 bilhões nos últimos 24 anos
A ideia é que o Painel Cobertura Móvel seja utilizado não apenas por consumidores, mas também instituições de pesquisa e órgãos públicos para realizar estudos sobre a expansão das redes móveis e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
“Nessa perspectiva é fundamental aprimorar os dados setoriais e compartilhar essas informações com diversos setores, como acadêmicos, formuladores de políticas públicas, imprensa e sociedade civil organizada”, afirmou Leonardo Euler, presidente da Anatel, em vídeo (disponível no final da matéria).
O mapa interativo está disponível na página de painéis de dados da Anatel.
Uma versão beta para celulares também será disponibilizada.
De acordo com o Painel Cobertura Móvel, o Brasil tem 88,23% dos moradores com acesso ao sinal da tecnologia 4G, sendo 5.484 municípios cobertos e 81 sem cobertura.
Na malha rodoviária pavimentada que tem jurisdição do Governo Federal, 46% da extensão já possuem sinal 3G ou 4G.
A Anatel disponibilizou o vídeo informativo abaixo sobre o lançamento da nova ferramenta, com os depoimentos do presidente da Anatel e o chefe da Assessoria Técnica da agência, Humberto Pontes.
Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.