Encontro foi entre o governador Ibaneis Rocha e o especialista da tecnologia da Huawei.
Durante a inauguração da sala de reuniões da Huawei, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na última quinta-feira, 6, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da primeira reunião por telepresença do país, com a tecnologia 5G.
Esse tipo de reunião permite a interação com imagens em tamanho natural através de vídeo e áudio, além passar a impressão para quem participa do encontro de que todos estão no mesmo local, com pessoas distantes.
Para Ibaneis Rocha esse tipo de projeto nasce com a cara de Brasília, ou seja, moderno e em desenvolvimento, disse o governador em referência a história da cidade, que surgiu como símbolo da modernização do país, durante o governo de Juscelino Kubitschek.
VEJA TAMBÉM:
—> Huawei ativa rede 5G no Brasil
—> Operadoras questionam cálculo da Anatel para precificação das licenças 5G
—> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial
Já o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick, destacou a parte técnica da demonstração, ressaltando a alta qualidade da transmissão, em alta resolução e sem qualquer delay.
“Isso é uma das principais características de uma tecnologia 5: alta velocidade, com baixa latência, perfeita qualidade, sem nenhum problema técnico”, disse.
É importante destacar que esse é a primeira sala de reuniões da empresa chinesa a utilizar tecnologia 5G no país. No entanto, o sinal de quinta geração para redes móveis e de banda larga já está disponível desde julho do ano passado no Parque Tecnológico.
Sobre o Biotic
O objetivo do laboratório 5G no Biotic é estimular e habilitar startups e empresas a desenvolverem aplicações utilizando a tecnologia 5G e os benefícios trazidos por ela, como velocidade e baixa latência.
O presidente da Biotic S.A, Gustavo Dias Henrique explica que a infraestrutura 5G disponibilizada no Parque Tecnológico de Brasilia são importantes para a realização de demonstrações sobre as potencialidades da tecnologia.
“Um exemplo disso foi a telepresença do governador Ibaneis com o especialista da tecnologia 5G da Huawei, pois a principal diferença da internet 5G é o menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede”, explicou.
Além disso, Henrique acrescenta que o 5G ainda irá proporcionar outros avanços extremamente importantes em áreas como a telemedicina, possibilitando a realização de cirurgia à distância.
Com informações de Diário do Poder.