Empresas já haviam negociado a venda de onze centros de dados em 2019.
A Telefónica, controladora da Vivo (VIVT3) no Brasil, anunciou que fechou um acordo com a Asterion Industrial Partners para a venda de quatro data centers da unidade de infraestrutura “Telefónica Infra”.
Em 2019, a Telefónica já havia vendido 11 data centers para a Asterion por 550 milhões de euros (R$ 3,5 bilhões na cotação atual).
No novo acordo, a operadora espanhola terá 20% do capital social da Nabiax, empresa criada pela Asterion para fazer a gestão dos onze centros de dados adquiridos da Telefónica.
Os 80% restantes da Nabiax pertencem à Asterion e outros coinvestidores.
VEJA TAMBÉM:
–> Dona da Vivo fecha parceria com a Microsoft com foco no 5G
–> Cade aprova venda bilionária de torres da Vivo
–> Após 20 anos, Telefónica, dona da Vivo, muda logotipo
Além disso, serão mantidos contratos de prestação de serviços de longo prazo, permitindo que o Grupo Telefónica possa manter intacta a oferta comercial dos serviços de conectividade e de nuvem.
Por outro lado, a transação não inclui a venda de servidores que são propriedade da Telefónica, nem a gestão e acesso aos clientes hospedados nessas infraestruturas.
Dessa forma, a empresa continuará a prestar e administrar os serviços que já são oferecidos aos clientes.
Os quatro centros, sendo dois localizados na Espanha e dois no Chile, têm a capacidade de serviço de 9,9 megawatts (MW).
“O acordo anunciado hoje permite à Telefónica cristalizar o valor de seus ativos de infraestrutura, preservando intacto o posicionamento comercial da Telefónica, o relacionamento com os clientes e a liderança em serviços de nuvem, hospedagem e habitação para clientes corporativos”, afirmou a companhia.
O fechamento do negócio ainda depende de aprovações regulatórias e outros procedimentos administrativos.
A conclusão deverá ocorrer em duas fases, sendo primeiramente os data centers da Espanha e posteriormente os do Chile.
As duas empresas também pretendem manter uma cooperação comercial para explorar oportunidades de forma conjunta, incluindo novos serviços, computação de edge computing e automação de data center.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.