Queda de braço entre Apple e empresa de Mark Zuckerberg afeta diretamente os usuários.
Com o lançamento do sistema iOS 14.5, usuários de iPhone poderão ser cobrados caso não aceitem o termo de rastreamento dos aplicativos do Facebook ou Instagram.
A novidade é reflexo de uma queda de braço entre Facebook e Apple.
A empresa da maçã atualizou recentemente as regras da App Store e proibiu que aplicativos ofereçam incentivos financeiros ou prêmios pelo rastreamento de dados dos usuários.
Assim, ao atualizar o iPhone será necessário autorizar aqueles aplicativos que podem monitorar a atividade do dispositivo, aumentando assim a privacidade de usuários.
VEJA TAMBÉM:
–> Defensoria Pública entra no jogo para impedir novas regras do WhatsApp
–> ‘Facebook Pay’ começa a operar no Brasil
–> Procon-SP convoca reunião com Facebook para discutir novas regras do WhatsApp
Porém, isso afeta diretamente o funcionamento das campanhas de anúncio do Facebook, a principal fonte de renda da rede social.
A mudança pode provocar grandes prejuízos para a empresa de Mark Zuckerberg, uma vez que a falta de rastreamento tornaria as campanhas publicitárias menos efetivas.
Por isso, o Facebook e o Instagram estão incentivando os usuários do iOS a aceitaram a política de rastreamento, caso contrário poderá haver uma cobrança para o uso das redes sociais da empresa.
O texto apresentando aos usuários não fala explicitamente em taxas, mas que o aceite do rastreamento será possível manter o “serviço livre de cobranças”.
A mensagem aos usuários também afirma que se o usuário recusar o rastreamento eles continuarão a ver anúncios, mas eles serão menos relevantes.
Por outro lado, se ele aceitar, os anúncios continuarão a ser exibidos como já ocorre hoje em dia.
Vale lembrar que as regras da Apple também vedam que aplicativos tentem iludir ou forçar o usuário a aceitar o monitoramento.
Há quem diga que o “incentivo emocional” do Facebook poderia estar descumprindo essa regra.
A Apple afirma que aqueles que violarem os termos terão os aplicativos banidos da loja de aplicativos.
Com informações de Canaltech.